Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: VIVÊNCIAS ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Autores
ALICE DAYENNE MORAES (Relator)
GIOVANA KARINA LIMA ROLIM
LAIS CRISTINA PEREIRA DA COSTA GOMES
IRANETE PEREIRA RIBEIRO GRANDE
JACKLINE LEITE DE OLIVEIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A integração ensino-serviço é efetuada pela parceria entre Instituições de Ensino Superior e serviços de saúde permitindo a consolidação de estratégias que visem tanto à formação profissional quanto a qualidade da assistência em saúde. Para isso, a aplicação desta integração deve estar pautada nas relações horizontais e interdisciplinares entre as instituições de ensino e os serviços de saúde e uma boa integração entre os sujeitos envolvidos nesse processo. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas durante as aulas práticas dos componentes curriculares do curso de graduação em Enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência a respeito das aulas práticas, no período de Março a Maio de 2017, referentes aos componentes curriculares de Enfermagem Comunitária, Enfermagem em Clínica Médica-Cirúrgica, Central de Material e Esterilização e Centro Cirúrgico. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das vivências das acadêmicas nesses estabelecimentos de saúde, podem-se inferir algumas questões relevantes sobre o processo de integração ensino-serviço como a resistência da equipe em aderir ao processo e pouco conhecimento sobre suas funções nessa integração. CONCLUSÃO: Diante das vivências expostas, as acadêmicas compreenderam a importância da integração entre as instituições de ensino e os campos de prática para moldar suas habilidades e competências na assistência à saúde. Dessa forma, sugere-se oferecer capacitações acerca do processo ensino-aprendizagem, no âmbito da educação permanente, aos profissionais dos serviços de saúde ligados a instituições de ensino superior, valorizando também suas atuações na formação profissional dos discentes. REFERÊNCIA: BREHMER, L. C. de F.; RAMOS, F. R. S. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 228-37, 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 Mar 2017.