INTRODUÇÃO: A integração ensino-serviço é efetuada pela parceria entre Instituições de Ensino Superior e serviços de saúde permitindo a consolidação de estratégias que visem tanto à formação profissional quanto a qualidade da assistência em saúde. Para isso, a aplicação desta integração deve estar pautada nas relações horizontais e interdisciplinares entre as instituições de ensino e os serviços de saúde e uma boa integração entre os sujeitos envolvidos nesse processo. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas durante as aulas práticas dos componentes curriculares do curso de graduação em Enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência a respeito das aulas práticas, no período de Março a Maio de 2017, referentes aos componentes curriculares de Enfermagem Comunitária, Enfermagem em Clínica Médica-Cirúrgica, Central de Material e Esterilização e Centro Cirúrgico. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das vivências das acadêmicas nesses estabelecimentos de saúde, podem-se inferir algumas questões relevantes sobre o processo de integração ensino-serviço como a resistência da equipe em aderir ao processo e pouco conhecimento sobre suas funções nessa integração. CONCLUSÃO: Diante das vivências expostas, as acadêmicas compreenderam a importância da integração entre as instituições de ensino e os campos de prática para moldar suas habilidades e competências na assistência à saúde. Dessa forma, sugere-se oferecer capacitações acerca do processo ensino-aprendizagem, no âmbito da educação permanente, aos profissionais dos serviços de saúde ligados a instituições de ensino superior, valorizando também suas atuações na formação profissional dos discentes. REFERÊNCIA: BREHMER, L. C. de F.; RAMOS, F. R. S. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 228-37, 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 Mar 2017. |