Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título AMANDABA NO CAETÉ: CÍRCULOS DE CULTURA NO AUTOCUIDADO DE USUÁRIOS COM DIABETES MELLITUS EM UMA ESF
Autores
SUELEN TRINDADE CORREA (Relator)
MARIA DO SOCORRO CASTELO BRANCO DE OLIVEIRA BASTOS
BRUNA MELO AMADOR
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Atenção Primária à Saúde deve utilizar estratégias que superem o modelo tradicional de educação em saúde, que não considera relevante o conhecimento, a experiência e a cultura do usuário. Assim, a educação em saúde no diabetes mellitus deve incentivar o diálogo, a escuta ativa e reflexões dos usuários sobre o autocuidado e o manejo da glicemia, focando os aspectos socioculturais e não só a dimensão biológica da doença. OBJETIVO: Realizar com um grupo de usuários com diabetes uma abordagem educativa problematizadora baseada no círculo de cultura de Paulo Freire. MÉTODO: Usuários com diabetes, na faixa etária de 30 a 60 anos, de uma Estratégia Saúde da Família do município de Bragança-Pará, foram convidados a participar dos círculos de cultura, que se desenvolveram nas fases: levantamento temático realizado pelo pesquisador; escolha dos temas geradores pelo grupo, a partir da reflexão da pergunta: quais são os desafios em se ter diabetes?; Problematização, com uso de fotos, desenhos sobre os temas; desvelamento crítico, que ao tomar consciência crítica da vivência no diabetes, transformam sua realidade. A avaliação dos círculos de cultura será usada à árvore do autocuidado. RESULTADO: 7 usuários (6 mulheres e 1 homem, média de idade de 50 anos) participaram de 4 círculos de cultura. No 1º círculo, o grupo escolheu os temas geradores diabetes/complicações, alimentação e cuidado com os pés. Os temas foram problematizados e desvelados no 2º, 3º e 4º círculo, com utilização de fotos de complicações do diabetes, ilustrações de EVA da corrente sanguínea, pâncreas, insulina e glicose, desenho de prato saudável, pirâmide alimentar com réplicas de alimentos, fotos de pés com complicações. Na problematização, o grupo refletiu sobre situações enfrentadas no autocuidado: Muito caro comida integral. No desvelamento, tiveram um olhar diferenciado frente ao autocuidado: Eu sei que não vou tirar assim a farinha, de uma vez, mas vou comer mais verdura e fruta pra compensar. Na avaliação dos círculos, o grupo relatou a importância do usuário na construção do saber: Eu gostei das nossas conversas, me senti importante em saber que estavam ouvindo o que eu falava e aprendendo comigo. CONCLUSÃO: Realizar os círculos de cultura na Estratégia Saúde da Família possibilitou o diálogo, a escuta e a interação entre os usuários, contribuindo para que fossem sujeitos ativos nos debates, refletindo criticamente sobre os temas geradores e sobre o autocuidado com o diabetes.