Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
HEMESON TORRES MANGUEIRA (Relator)
ARIANE MOREIRA COELHO
DANIELE RODRIGUES DA SILVA
DANIELLY BARBOSA RODRIGUES
MARIA DANIELLY DA SILVA RODRIGUES
FLAVIANA DÁVILA DE SOUSA SOARES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A atuação dos acadêmicos de enfermagem no âmbito hospitalar é de suma importância para a formação de profissionais capacitados, conhecedor das diversas dificuldades encontradas nos sistemas de atendimentos e que principalmente adapta-se a essa realidade e ao mesmo tempo consegue modifica-la, proporcionando aos pacientes uma assistência humanizada e de qualidade. Objetivo: Expor a importância da atuação dos acadêmicos de Enfermagem na assistência prestada a pacientes na rede hospitalar, tanto para o aprimoramento de conhecimentos e práticas como para o seu crescimento profissional. Métodos: Esse estudo consiste em um relato de experiência decorrentes de aulas práticas realizadas nos meses de março e abril do corrente ano, durante a disciplina de Semiologia e Semiotecnica em Enfermagem II, do curso de graduação em Enfermagem. As aulas práticas ocorreram em um hospital do sertão da Paraíba. Resultados: Perante as práticas realizadas no decorrer da disciplina Semiologia e Semiotécnica II, percebeu-se que as aulas práticas são fundamentais para a formação profissional, tendo em vista que o mesmo oferece recursos físicos e humanos que proporcionam ao acadêmico realizar as práticas estudadas na academia. Apesar das aulas práticas oferecerem diversos benefícios, ainda encontra-se fragilidades, tendo em vista que a carga horária das mesmas é reduzida. Considerações finais: Através desse estudo percebeu-se a importância da atuação dos acadêmicos de enfermagem durante a assistência prestada aos pacientes no ambiente hospitalar e a necessidade da intensificação da atuação nesse campo, tendo em vista a contribuição para o aperfeiçoamento das técnicas e teorias estudadas em sala de aula, além de despertar um olhar diferenciado para essa assistência.