Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CARACTERIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE QUEDAS EM CRIANÇAS ATENDIDAS NOS HOSPITAIS PÚBLICOS DE REFERÊNCIA PEDIÁTRICA
Autores
LORENA CARVALHO BRAGA (Relator)
DANILO MARCELO ARAUJO DOS SANTOS
GIULIANE FERREIRA LOPES DOS SANTOS
GENIARA RODRIGUES DE OLIVEIRA SOARES
SUZETE DE ARAGÃO FEIJÓ PEREIRA
LISANDRA MARTINS BERNIZ FERREIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: As quedas são a principal causa de internação por acidentes infantis. As crianças são mais propensas à ocorrência deste tipo de acidente devido à imaturidade física e cognitiva, assim como às atividades de lazer. Objetivo: Caracterizar as ocorrências de quedas em crianças atendidas nas instituições públicas de referência pediátrica na cidade de São Luís – MA. Métodos: Estudo descritivo que investigou 78 ocorrências de queda em crianças de 0 a 11 anos atendidas em hospitais públicos de referência pediátrica de São Luís – MA, entre agosto e dezembro de 2016. Os dados foram coletados por meio de formulário específico, inseridos e analisados no Stata 12.1. Este trabalho é parte do projeto “Acidentes na Infância: caracterização dos atendimentos nos hospitais de referência em São Luís”, vinculado ao GEPSFCA/UFMA, aprovado pelo CEP do HUUFMA (Parecer 1.643.507). Resultados e Discussão: As crianças que sofreram queda tiveram como principal característica a queda da própria altura (33,3%), seguido de 16,7% de crianças que caíram da cama ou berço. A contusão foi o tipo de lesão mais frequente (39,7%), seguida pela fratura (25,6%). A parte do corpo mais atingida foi a cabeça/pescoço (64,6%). Essas características estão relacionadas à falta de capacidade para entender e reconhecer perigos; ao desenvolvimento da coordenação e equilíbrio; à habilidade limitada para reagir de maneira rápida e correta; à tendência de imitar o comportamento do adulto; e à falta de compreensão das consequências associadas ao comportamento de risco. Conclusão: As quedas fazem parte do desenvolvimento da criança, do aprendizado em andar, reconhecer os limites do corpo e perceber os riscos. Portanto este desenvolvimento deve se dá em ambientes adequados, com proteção e supervisão orientadas no intuito de evitar lesões que gerem hospitalizações e/ou sequelas graves. Referências: Rede Nacional Primeira Infância. Mapeamento da Ação Finalística Evitando Acidentes na Primeira Infância. Plano Nacional da Primeira Infância. Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância. Fortaleza, 2014; GOMES, L. M. X.; et al. Descrição dos acidentes domésticos ocorridos na infância. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 394-400, 2013; BRITO, M. A. Acidentes domésticos com crianças menores de cinco anos. 88p. Mestrado em Enfermagem – UFPI, 2015.