Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A ESCOLA COMO CAMINHO SOCIOEDUCATIVO PARA ADOLESCENTES EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE
Autores
BRENDA DO SOCORRO GOMES DA CUNHA (Relator)
MARCOS ALEXANDRO FIGUEREDO
LETÍCIA MARIA DOS SANTOS BONFIM
CLEIDE REIS DE ARAUJO SOUZA
OHANA CUNHA DO NASCIMENTO
PAULA PAULINA COSTA TAVARES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, que reúne diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores sendo permeado por conflitos, problemas e diferenças. Nesse espaço físico, psicológico, social e cultural os indivíduos processam o seu desenvolvimento global, mediante as atividades programadas e realizadas em sala de aula e fora dela. Objetivo: Analisar o impacto um projeto-ação desenvolvido na comunidade estudantil a partir da proposta de prevenção e promoção da saúde do adolescente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo exploratório, vivenciado por acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Foram realizadas práticas educativas que se desenvolveram dentro de uma unidade escolar da rede pública do município de Cachoeira-BA durante os meses abril e maio de 2017, tendo como amostra 74 estudantes do ensino médio e fundamental. Resultados: Foram realizadas seis intervenções com os adolescentes, que se constituíram das seguintes maneiras: Conhecendo o ambiente escolar e sua demanda; Uso da tecnologia como meio de educação em saúde; Sessão fílmica com a temática: sexualidade e os complexos que afetam a saúde dos adolescentes; Verdade e consequência em saúde; Determinantes em saúde: a árvore do bem e do mal; Diálogos sobre as suas perspectivas futuras. Esses encontros tiveram como cenário as salas de aulas da escola Estadual do Município de Cachoeira-BA. A experiência foi bastante significativa, pois, notou-se através de cada intervenção o crescimento da confiança dos adolescentes para com o grupo. Percebeu-se também a necessidade de acolhimento que eles tinham e repassavam a cada conversa e brincadeira que eram realizadas com eles, além de ter sido presenciado durante a ultima intervenção o grande interesse no querer mudar o futuro, com suas metas e seus sonhos grandiosos. Conclusão: O referido projeto possibilitou um maior conhecimento sobre a atuação da enfermagem promovendo saúde em ambiente escolar, bem como, proporcionou uma visão ampliada do conceito de saúde devido à nossa inserção na realidade da comunidade. Além disso, foi por meio dessa experiência na vida acadêmica que compreendeu-se a importância do trabalho realizado e direcionado com adolescentes, pois, a educação em saúde promove conhecimentos, esclarece dúvidas e previne muitas doenças, agravos e problemas em geral.