Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: ASPECTOS DO CUIDADO E DA QUALIDADE DE VIDA NA PERCEPÇÃO DE MÃES/CUIDADORAS
Autores
JAIANE DE MELO VILANOVA (Relator)
FRANCIDALMA SOARES SOUSA CARVALHO FILHA
MARESSA LAÍS DE OLIVEIRA COELHO
EUTIMA KLAYRE PEREIRA NUNES
ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA SILVA
BETO DOUGLAS ALVES CARDOSO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno global do desenvolvimento infantil que se manifesta antes dos três anos de idade e se prolonga por toda a vida, caracterizando-se por um conjunto de sintomas que afeta as áreas de socialização, comunicação e comportamento, em maior ou menor grau. Objetivo: avaliar a qualidade de vida de pessoas que estão no Espectro do Autismo com base na escala de AUQEI (Escala de Qualidade de Vida da Criança), a partir das concepções de suas mães/cuidadoras informais. Metodologia: Tratar-se de uma pesquisa avaliativa, descritiva-exploratória com abordagem mista - quantitativa e qualitativa. O cenário de investigação foi a cidade de Balsas-MA, utilizou-se como campo de pesquisa a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e o Centro de Reabilitação em Terapia Ocupacional. Resultados: Constatou-se que através da aplicação da escala 66,7% dos cuidadores obtiveram nota maior ou igual a 48 e 33,3% menor que 48, além disso, em relação aos domínios o item lazer, composto por 3 perguntas, é o que possui a maior média de respostas, o que implica dizer que de acordo com os cuidadores, os momentos de maior felicidade das crianças que estão no espectro autista são aqueles relacionados ao lazer. Considerações Finais: O cuidado à pessoa no Espectro Autístico exige de mães/cuidadoras informais uma dedicação gigantesca e uma acurada dedicação e apesar das questões levantadas sobre os problemas do cotidiano das crianças, demonstrando claras limitações e entraves, percebeu-se que a qualidade de vida das crianças/pessoas foi mensurada como satisfatória, mediante a aplicação do instrumento validado a suas mães/cuidadoras.