Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título SISTEMA KANBAN INFORMATIZADO: TÉCNICA IMPLANTADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autores
PRISCA DARA LUNIERES PEGAS COÊLHO (Relator)
THIAGO VITAL BARROSO
SUÉLIDA MENEZES BARRÊTO
ANDREZA MARREIRA DE LIMA PINTO
GRETRY PREACY VIEIRA DE ANDRADE
VALDELANDA DE PAULA ALVES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Kanban é uma expressão japonesa, desenvolvida pela Toyota, com origem nos cartões utilizados nas empresas para solicitar componentes e outros equipamentos da linha de produção. Para Domingos (1996) o método Kanban é utilizado para assegurar a eficiência da produção, disciplinar o fluxo de materiais, autocontrole do sistema de programação. Na área da saúde, o método Kanban está sendo adaptado com o objetivo de melhorar o fluxo e resolutividade dos pacientes, diminuir a longa permanência dos pacientes e melhorar a qualidade no atendimento (FELIX, 2013). Objetivo: Relatar a implantação do Sistema Kanban informatizado em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo produção técnica, desenvolvido pelos Residentes de Enfermagem do Programa Neurofuncional do Hospital Universitário Getúlio Vargas em solicitação da Chefia da Unidade Neuromuscular com o objetivo de adaptar o método Kanban utilizado em quadros para o método informatizado. Resultados: A implantação iniciou em 2014, como uma estratégia para a resolução de um nó crítico identificado no Plano Diretor Estratégico. O Kanban foi implantado primeiramente na Clínica Cirúrgica por meio de um quadro que identificava o nome, a idade, o diagnóstico, e a especialidade de cada paciente, e ao lado era sinalizado nas cores verde, amarelo e vermelho, significando respectivamente, dentro do tempo previsto de internação, perto do tempo previsto para alta hospitalar, e passou do tempo previsto de internação. O delineamento do projeto informatizado adaptando o Sistema Kanban para a plataforma Trello® ocorreu na Unidade Neuromuscular em 2016 e atualmente o processo de implantação ocorre em todas as unidades do hospital. Conclusão: O sistema Kanban no hospital é possível identificar o paciente, identificar a equipe responsável, indicar o tempo de permanência, entre outros. Portanto, a implantação desse método, melhorou a gestão das unidades fortalecendo toda a equipe assistencial.