Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EFEITO AGUDO DA PRÁTICA DO VIDEOGAME ATIVO SOBRE O DISPÊNDIO ENERGÉTICO E GASTO CALÓRICO
Autores
WILKSLAM ALVES DE ARAÚJO (Relator)
EMANOELLA CARNEIRO DE SOUZA
RAISSA SOARES DE LIMA
GABRIELA LEMOS DE AZEVEDO MAIA
FÁTIMA RAIMUNDA DOS SANTOS
FERDINANDO OLIVEIRA CARVALHO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRUÇÃO: os videogames ativos, aparecem como ferramenta capaz de estimular prática da atividade física combatendo o sedentarismo, aumentando nível de exercitação, frequência cardíaca e gasto calórico. OBJETIVO: realizar uma revisão sistemática na literatura sobre o dispêndio energético e gasto calórico a partir da prática de videogames ativos. METODOLOGIA: trata-se de um estudo de revisão sistemática, que foi conduzido conforme a metodologia PRISMA. Artigos científicos caracterizados como ensaios clínicos foram pesquisados nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal Capes entre os períodos de 2012 a 2016. Utilizando-se a associação entre os descritores controlados em ciências da saúde: “Atividade física,” “Exergames” e “Metabolismo energético”. A seguir, foram categorizados segundo os critérios da escala de qualidade de JADAD. RESULTADOS/DISCUSSÃO: nove artigos foram incluídos para análise (5-Lilacs; 4-SciELO), com amostra total de 94 sujeitos, de ambos os sexo e diferentes faixas etárias, submetidos a sessões de videogames ativos. O escore geral, resultante da avaliação da qualidade dos estudos, foi de 4,0. A literatura apresenta que os videogames ativos são capazes de promover significativo aumento do dispêndio energético e gasto calórico, esses efeitos podem ser observados durante uma primeira sessão de jogos (dez minutos). Notou-se que o “Kinect Sports Boxe” (boxe) e “Dance Central” (dança) foram os jogos de avaliação mais citados na literatura para esse desfecho, pois atingiram níveis de intensidade recomendado para promoção da saúde. CONCLUSÃO: os videogames ativos proporcionam dispêndio energético e gasto calórico satisfatório para atingir níveis de intensidade leve à moderada, como também estimula a prática da atividade física.