Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título VIDEOGAMES ATIVOS COMO FERRAMENTA PARA PROTEÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR
Autores
WILKSLAM ALVES DE ARAÚJO (Relator)
EMANOELLA CARNEIRO DE SOUZA
GABRIELA LEMOS DE AZEVEDO MAIA
IZABELLE SILVA DE ARAUJO
KAROLINE TEIXEIRA PASSOS DE ANDRADE
FERDINANDO OLIVEIRA CARVALHO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: as doenças cardiovasculares encontram-se entre as principais causas de mortalidade no mundo. Entretanto, tem surgido uma nova categoria de videogames como uma possível ferramenta para proteção da saúde cardiovascular. OBJETIVO: realizar uma revisão sistemática na literatura sobre os benefícios dos videogames ativos nas variáveis cardiovasculares. METODOLOGIA: trata-se de um estudo de revisão sistemática, que foi conduzido conforme a metodologia PRISMA. Artigos científicos caracterizados como ensaios clínicos foram pesquisados nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal Capes entre os períodos de 2012 a 2016. Utilizando-se a associação entre os descritores controlados em ciências da saúde: "Atividade Física," “Exergames” e "Sistema Cardiovascular". A seguir, foram categorizados segundo os critérios da escala de qualidade de JADAD. RESULTADOS/DISCUSSÃO: foram analisados sete artigos (disponíveis em: 4-Lilacs; 2-SciELO; 1-Portal Capes), com amostra total de 85 sujeitos, de ambos os sexo e diferentes faixas etárias, submetidos a avaliações de variáveis cardiovasculares durante sessões de videogames ativos. O escore geral, resultante da avaliação da qualidade dos estudos, foi de 3,0. Em todos os artigos foram evidenciadas elevação significativa da frequência cárdia e pressão arterial durante a prática dos jogos. Percebeu-se que o “Kinect Sports Boxe” (boxe) e “Dance Central” (vôlei) foram os jogos de avaliação mais citados na literatura para esse desfecho, pois atingiram a intensidade moderada nos diversos momentos da intervenção, de acordo com as recomendações e diretrizes do "American College Sports of Medicine", sendo ainda considerada uma excelente estratégia de lazer em atividades da vida cotidiana. CONCLUSÃO: a pesquisa bibliográfica realizada possibilitou a comprovação que os videogames ativos provocam efeitos protetores na frequência cárdica e atenua a pressão arterial sistêmica, podendo ser utilizados como dispositivo para prevenção e controle da saúde cardiovascular, como também estimular a prática da atividade física.