Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR ENFERMEIROS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
MARHLA LAIANE DE BRITO ASSUNÇÃO (Relator)
CHRISTIANE ALMEIDA DE MACEDO ALVES
CAMILA TAHIS DOS SANTOS SILVA
RAISSA SOARES DE LIMA
WILKSLAM ALVES DE ARAÚJO
JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
A adolescência é uma fase em que o jovem está se preparando para vida adulta e  uma das estratégias para promoção de saúde desse adolescente é a educação em saúde dentro do ambiente escolar e este é um papel também do enfermeiro. Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, contam com profissionais de enfermagem de nível superior em algumas de suas unidades. Na busca de estratégias e metodologias viáveis para planejamento e execução de atividades que fossem importantes para o processo de saúde dos adolescentes, objetivou-se buscar na literatura o que os profissionais de enfermagem estão desenvolvimentos de estratégias dentro da escola. Para isso foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura. Para isso foram utilizados a associação dos seguintes descritores cadastrados do Decs : enfermagem, escola, saúde do adolescente. A pesquisa foi realizada utilizando a combinação de dois e até os três descritores. O banco de dados utilizado para pesquisa foi o LILACS, que aconteceu entre os meses de Abril e Maio do ano corrente, sendo utilizada como estratégia de planejamento da enfermeira de um IF Sertão-PE para suas ações durante o ano. Ao todo foram encontrados 39 (trinta e nove) artigos, para seleção foram lidos os títulos e colocados como critérios de inclusão: apenas artigos científicos, que estivessem em português, inglês e espanhol, e que estivessem disponíveis na íntegra. Após esses critérios foram selecionados 6 artigos. As estratégias perpassam por slides com imagens apenas, para promover a construção coletiva dos significados, um dos artigos utilizou o “círculo de cultura” e teatro de fantoches para descrever a percepção dos alunos sobre violência na escola. Dois artigos trouxeram a oficina como uma estratégia bem sucedida para discutir temas como violência, drogas e sexualidade na escola, abordagem do método criativo e um jogo educativos foram tratados em outros dois artigos. Todos os artigos trouxeram a importância e o efeito positivo da educação em saúde no ambiente escolar.