Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
YARA MERCEDES OLIVEIRA SANTOS (Relator)
DAYANE APARECIDA DE CAMPUS COUTINHO
TAISLANE FRANCIELE DE OLIVEIRA
JOSEILZE SANTOS ANDRADE
AMANDA ALMEIDA SILVEIRA SOBRAL
LARRISA SERAFIN ARAÚJO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O processo de enfermagem consiste em uma ferramenta que direciona o trabalho e a documentação da prática de enfermagem, além de contribuir para a determinação das necessidades dos clientes, a tomada de decisões, o planejamento e a implementação das ações. Para tanto, faz-se necessário, dentre outras atividades, a elaboração de instrumentos que subsidiem a coleta de dados que contemplem os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada por discentes de graduação e enfermeiros na elaboração dos instrumentos do Processo de Enfermagem no Centro de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital público de urgência em Sergipe. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência desenvolvido por discentes, docentes e enfermeiros do serviço, em quatro etapas: Integração ensino-serviço; levantamento do perfil assistencial das crianças assistidas e exame físico; escolha do referencial teórico e elaboração dos instrumentos do processo de enfermagem. Resultados: A integração ensino-serviço foi realizada por meio de capacitações e reuniões que promoveram um trabalho coletivo, pactuado e integrado com a equipe de enfermagem do referido setor, tendo em vista melhorar o serviço e o ensino. Por meio da análise de onze indicadores críticos contemplados no Sistema de Classificação de Pacientes Pediátricos, o perfil assistencial foi classificado, em sua maioria, como semi-intensivo. Para a elaboração do instrumento de coleta de dados, o referencial teórico escolhido foi a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, a qual permite que o paciente seja visualizado em seu universo bio-psico-social espiritual. Foram utilizados, ainda, os sistemas de classificação NANDA e NIC como fundamentação para os diagnósticos e as intervenções de enfermagem, respectivamente. Conclusão: A experiencia possibilitou a construção dos instrumentos do processo de enfermagem em terapia intensiva pediátrica, o que favorece a continuidade e a qualidade do cuidado prestado a criança hospitalizada. Espera-se que os referidos instrumentos após validados, sejam implementados na prática cotidiana da instituição, e contribua para a melhoria da assistência de enfermagem e visibilidade da profissão.