Título | ENSINO SOBRE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM |
Autor | |
JORGE DOMINGOS DE SOUSA FILHO (Relator) | |
Modalidade | Comunicação coordenada |
Área | Políticas Sociais, Educação e Gestão |
Tipo | Pesquisa |
Resumo |
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O ensino do acolhimento com classificação de risco durante a formação inicial na graduação é o tema desta pesquisa, frente à humanização da assistência de enfermagem prestada ao usuário do serviço nas unidades de urgência e emergência. O objetivo da pesquisa foi analisar como são ensinados os conteúdos relacionados ao acolhimento com classificação de risco (ACCR) no Curso de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados em março de 2015 por meio de questionário junto a treze alunos formandos do Curso de Graduação em Enfermagem e oito professores do Departamento de Enfermagem que ministravam aulas de Saúde ao Adulto e ao Idoso e Enfermagem à Criança e ao Adolescente, e uma professora de Enfermagem em Saúde Coletiva. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram quatro categorias temáticas: percepção de fragmentação e de aplicação inadequada do ACCR no serviço de urgência e emergência, prática inadequada do ACCR nos serviços de urgência e emergência como entrave para o processo ensino-aprendizagem na graduação, o lugar do ACCR no currículo de enfermagem e possibilidades de humanização e qualificação da assistência através do ACCR. As categorias temáticas levantadas mostram que o ensino do ACCR no serviço de urgência e emergência acontece de maneira superficial e assistemática e, apesar de constar efetivamente no currículo real, não aparece no currículo formal do Curso de Enfermagem da UNIR, fazendo parte do currículo oculto. |