Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA ONLINE SOBRE ESTOMIAS INTESTINAIS NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS
Autores
KARLA VIVIANNE ARAÚJO FEITOSA CAVALCANTE (Relator)
AUGUSTO CEZAR ANTUNES DE ARAÚJO FILHO
ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
O contexto atual oferece uma ampliação das oportunidades de atuação do enfermeiro no cenário da atenção básica, obrigando-o a desenvolver funções complexas de assistência à saúde. Nesse sentido surgem as tecnologias de Informação e Comunicação de Educação a Distância, através dos Objetos Virtuais de Aprendizagem para capacitar esses profissionais de uma maneira mais dinâmica e efetiva. Este trabalho objetivou avaliar o Conhecimento de enfermeiros da Atenção básica antes e após uma intervenção educativa online sobre estomias intestinais de eliminação, e assim avaliar o efeito da mesma. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, realizado nas Unidades de Saúde da Família das Regionais Leste/Sudeste e Sul de Teresina, no período de março a junho de 2016. Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que apenas 9 (18,8%) obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste e 46 (95,8%) no pós-teste. Com relação aos domínios, todos apresentaram aumento no número de acertos superiores a 80% no pós-teste. Houve Diferença estatisticamente significante no conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação após educação permanente online (P=0,000). Constatou-se um efeito positivo da Intervenção Educativa Online sobre stomias Intestinais de Eliminação e percebeu-se a contribuição das TICs de EaD no processo de Ensino-aprendizagem, relevando-se o valor do Ambiente Virtual de Aprendizagem enquanto recurso pedagógico para a aprendizagem significativa de adultos profissionais.