Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA REDE CEGONHA
Autores
ELIANA CAMPÊLO LAGO (Relator)
CAMILA APARECIDA PINHEIRO LANDIM ALMEIDA
FRANCISCA DAS CHAGAS GASPAR ROCHA
CARMEN VIANA RAMOS
GERARDO VASCONCELOS MESQUITA
FABRÍCIO IBIAPINA TAPETY
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Dissertação

Resumo
Introdução: A Estratégia Saúde da Família apresenta atribuições específicas no acompanhamento do binômio mãe-filho, no período gravídico puerperal, que se iniciam mesmo antes da gravidez. Porém a realidade dessa atenção requer profissionais de saúde capacitados, sobretudo os enfermeiros, especialmente na implementação da rede cegonha. Objetivo: Analisar a formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família na implementação da rede cegonha. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 57 profissionais das equipes de Saúde da Família, da cidade de São Luís, Maranhão, Brasil. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas individuais, baseadas em um roteiro semi-estruturado. Os dados foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, sequenciadas pelos trechos selecionados do material verbal dos depoimentos individuais. Resultados: Foram apresentadas três ideias. Na primeira questão, emergiram as ideias centrais: atribuições técnicas, a importância das funções/atribuições, a identificação de uma nova política. Na segunda questão, elencadas as seguintes ideias centrais: lacuna na capacitação técnica, a importância da capacitação técnica e interferência do perfil profissional. Na terceira questão, identificaram-se as ideias centrais: identificação de lacunas no serviço, diálogo do serviço com a gestão e a comunidade e identificação das singularidades dos atores envolvidos. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de capacitar o profissional de saúde e conhecer suas competências e habilidades. Para tanto, faz-se necessário rever as práticas acadêmicas, propondo pedagogias problematizadoras, com destaque para o incentivo da educação permanente para os profissionais da Estratégia Saúde da Família na implementação da Rede Cegonha. Referências: CORBELLINI, V. L. et al. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. Rev. Bras. Enferm, Brasília, v. 63, n. 4, p. 555-560, 2010. BATISTA, K. B. C.; GONÇALVES, O. S. J. Formação dos Profissionais de Saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 884-899, 2011. PIO, D. A. M.; OLIVEIRA, M. M. Educação em saúde para atenção à gestante: paralelo de experiências entre Brasil e Portugal. Saúde Soc, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 313-324, 2014. LIMA, A. E. F. et al. Assistência ao parto após a implementação do Programa Cegonha Carioca: a perspectiva da enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 5, p. 631-638, 2015.