Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO À PESSOA COM HANSENÍASE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
ELIANA CAMPÊLO LAGO (Relator)
CAMILA APARECIDA PINHEIRO LANDIM ALMEIDA
MAÍRA DAMASCENO CUNHA
JOSÉ NAZARENO PEARCE DE OLIVEIRA BRITO
MARIA DO CARMO DE CARVALHO E MARTINS
EUCÁRIO LEITE MONTEIRO ALVES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Dissertação

Resumo
Introdução: Frente a complexidade da hanseníase como uma patologia infecto-contagiosa, a forma como afeta a população e as repercussões na Estratégia Saúde da Família, emerge-se a proposta desse estudo, podendo levar os profissionais da saúde, sobretudo os enfermeiros, em busca de atualização na atenção à pessoa com hanseníase. Objetivos: Analisar a formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família que atuam na atenção à pessoa com hanseníase. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 45 profissionais (médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitário de saúde e técnicos de enfermagem) das equipes de Saúde da Família, da cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Foram realizadas entrevistas individuais, baseadas em um roteiro semi-estruturado. O processamento e análise dos dados foram realizados no software IraMuTeQ, com a utilização da Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Quanto à caracterização dos profissionais de saúde, o tempo médio de formação foi de 25 anos, com média de 10 anos de experiência profissional. O IRaMuTeQ reconheceu a separação do corpus em 73 unidades de contexto elementares, que correspondeu a 62,39% de aproveitamento do corpus, originado-se cinco classes semânticas: Reflexos na formação para atuação profissional, Formação dos profissionais de saúde para busca ativa de novos casos, Educação em saúde na prática de prevenção e controle da hanseníase, Necessidade de redução de novos casos de hanseníase e Manejo da pessoa com hanseníase. Conclusão: Os profissionais de saúde revelaram que a formação acadêmica foi incipiente na temática, além disso, sentem-se inseguros no diagnóstico e tratamento da doença. Referências: CORBELLINI, V. L. et al. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. Rev. Bras. Enferm, Brasília, v. 63, n. 4, p. 555-560, 2010. GONZÁLEZ, M. A.; FONT, C. M. The nurse teacher. Construction of a new professional identity. Invest. Educ. Enferm, Medellin, v. 30, n. 3, p. 398-405, 2012. LANA, F. M. et al. Ações de controle da hanseníase: tecnologias desenvolvidas nos municípios do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. R Enferm Cent O Min, Divinópolis, v. 1, p. 1, p. 164-175, 2011.SOUZA, A. L. A.; FELICIANO, K. V. O; MENDES, M. F. M. A visão de profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre os efeitos do treinamento de hanseníase. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 49, n. 4, p. 884-894, 2015.