Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título REFLETINDO A PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ENFERMAGEM
Autores
ELAINE MIGUEL DELVIVO FARÃO (Relator)
LUCIANO CÔRTES PAIVA
MARA CRISTINA RIBEIRO FURLAN
TALLYTA ARAUJO PIVETTA
GABRIELLE KIMIE PINHEIRO NAKADA
CAMILIANY PEREIRA DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A simulação clínica é um processo dinâmico que envolve criação de uma situação hipotética e incorpora uma representação autêntica da realidade, com a participação ativa do aluno, integrando as complexidades do aprendizado prático e teórico sem o risco de causar danos ao paciente. Considerando que Paulo Freire, insere em seus questionamentos uma educação multicultural, ética, libertadora e transformadora, entende-se que o pensamento de Freire ainda é contemporâneo e inspira a teoria e a prática da educação na Enfermagem. Assim, a busca pela eficiência técnica e o conhecimento especializado afetaram a dinâmica de ensino e aprendizagem, ressaltando o surgimento da simulação realística como ferramenta de ensino, fundamentada na metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas. Objetivo: Relatar a experiência da implementação da metodologia de simulação realística no ensino da enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a introdução da simulação realística no ensino de enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Coxim. Resultados: Durante as aulas de Fundamentos de Enfermagem ll, como uma proposta de aprendizagem ativa, crítica e reflexiva, no Laboratório de Práticas de Saúde, o ensino é conduzido por meio da utilização de recursos como estudos de casos, teatralização, procedimentos e cenários clínicos, ambos baseados na bibliografia da disciplina e nas vivências reais dos profissionais. Assim, há reprodução de situações reais permitindo ao aluno um papel ativo na aquisição dos conceitos necessários para a compreensão e resolução do problema, enquanto que o professor adota uma postura de facilitador. Desta forma, há uma superação do processo de recepção passiva centrada na transmissão vertical de conteúdo. Seguindo a mesma metodologia, foram ofertadas monitorias para estudo da prática sendo identificado esforço, assiduidade, interesse e prontidão por parte dos alunos na busca da integralidade do cuidado nos mais diversos contextos. Conclusões: A implementação da metodologia de simulação realística na disciplina proporcionou um excelente desempenho dos alunos, fato esse observado pelo alto índice de aprovação. Para que os enfermeiros se tornem profissionais críticos e capazes de promover a integralidade em sua prática, faz-se necessária a mudança na forma de aprendizagem dentro da graduação, sendo, portanto, desafiador a implementação de novos modelos de ensino.