Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título AS DIFICULDADES DO PORTADOR DE TDAH NA APRENDIZAGEM: O USO DA PSICANÁLISE PARA MELHORIA DESTE PROCESSO
Autores
BRENO PIOVEZANA RINCO (Relator)
GABRIELA CRISTINA SOUZA VIRGÍNIO
LARISSA MATIAS TEODORO
LORRANE RAFAELA DE SOUZABRASILEIRO
SIRLENE DE FÁTIMA PEREIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introduçao: Este estudo traz uma doença conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que é uma particularidade importante no contexto de aprendizagem de crianças, bem como no planejamento de trabalho das escolas e claro, consequentemente, no posicionamento do educador em sala de aula. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica analítica explicativa a respeito TDAH e a Psicanálise. A obtenção dos dados realizou-se por meio busca em capítulos de livros e artigos de enfermagem, medicina e pedagogia tendo como critério aqueles que contemplassem o tema. O período de publicação analisada foi de 2005 a 2017, totalizando 20 trabalhos estudados, desses 10 entre artigos e livros foram selecionados para o embasamento teórico deste artigo sendo o buscador principal a base de dados SCIELO, PubliMed. . Resultados: encontrou-se 10 referenciais bibliográficos. Considerações: Este estudo mostrou que muitas vezes, o educador é o primeiro a observar no comportamento da criança a possibilidade do diagnóstico do TDAH e que diante da confirmação, este profissional precisa saber lidar com as limitações do aluno, assim como saber respeitar o tempo ideal do aluno em concretizar as ações propostas, outrossim, incentivar o uso da psicanálise para potencializar o ensino e aprendizagem destas crianças.