Introduçao: Este estudo traz uma doença conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que é uma particularidade importante no contexto de aprendizagem de crianças, bem como no planejamento de trabalho das escolas e claro, consequentemente, no posicionamento do educador em sala de aula. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica analítica explicativa a respeito TDAH e a Psicanálise. A obtenção dos dados realizou-se por meio busca em capítulos de livros e artigos de enfermagem, medicina e pedagogia tendo como critério aqueles que contemplassem o tema. O período de publicação analisada foi de 2005 a 2017, totalizando 20 trabalhos estudados, desses 10 entre artigos e livros foram selecionados para o embasamento teórico deste artigo sendo o buscador principal a base de dados SCIELO, PubliMed. . Resultados: encontrou-se 10 referenciais bibliográficos. Considerações: Este estudo mostrou que muitas vezes, o educador é o primeiro a observar no comportamento da criança a possibilidade do diagnóstico do TDAH e que diante da confirmação, este profissional precisa saber lidar com as limitações do aluno, assim como saber respeitar o tempo ideal do aluno em concretizar as ações propostas, outrossim, incentivar o uso da psicanálise para potencializar o ensino e aprendizagem destas crianças. |