Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: SERÃO POSSÍVEIS NOVOS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA ENSINAR E APRENDER?
Autores
MARCOS ANTONIO CAMPOY (Relator)
ARTHUR BITTES JR
ANDRÉA COSCELLI FERRAZ
ESTELA MARA NICOLAU
ERIC BORAGAN GUGLIANO
ANTONIO MARCOLINO DO NASCIMENTO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Não é tão recente a discussão sobre reformas na Educação em Enfermagem. Desde a divulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais os cursos de graduação em Enfermagem foram chamados para concretizar mudanças na formação dos seus profissionais universitários. Essas propostas de reformulações visam então formação, essencialmente, geral, humana, crítica e reflexiva. Diante disso, os espaços de formação universitários procuram trabalhar para atingir essa meta. Objetivo: Criação de oficina para discussão de “dicas” sobre metodologias ativas para ensino-aprendizagem em uma faculdade isolada, visando apoio aos docentes. Metodologia: Foi disponibilizado pela coordenação do curso espaço de reuniões pedagógicas para que docentes iniciassem atividades orientadas sobre educação permanente baseadas em métodos ativos de aprendizagem como forma de capacitação. As reuniões foram agendadas de fevereiro a junho de 2016 de forma mensal e orientadas por docente com experiência prática nessa metodologia. Dentre os temas estudados estão presentes a Narrativa, a Problematização, o Ensino Baseado em Problemas e uso de Portfólio. Resultados: A faculdade onde foi realizado o estudo está situada na região central de São Paulo e o curso de Enfermagem foi recentemente autorizado e reconhecido pelo MEC. O projeto curricular do curso trás no seu interior diversos elementos que facilitaram esse momento de formação permanente dos docentes. Há uma preocupação de formação ancorada no perfil de competências explicitado nas DCN de Enfermagem. As reuniões docentes foram amplamente enriquecidas por orientações e estudos de Metodologias Ativas que ajudaram os docentes a pensar experiências novas nos ambientes de sala de aula, laboratórios de prática e em situações de ensino prático fora da instituição. Conclusões e Contribuições: Esse estudo possibilitou uma maior integração docente com ampliação de caminhos para uma melhor prática cotidiana professor e aluno. Os docentes participantes mostraram-se motivados a estudar de forma regular e constante autores e pesquisadores que militam nessa área pedagógica ativa e transformadora. A maior relevância desse trabalho docente foi a tentativa de aplicação das “dicas”, ou seja, de metodologias ativas estudas em suas práticas com alunos, o que tem se mostrado como um caminho transformador na formação dos novos Enfermeiros constatadas nos concluintes das 2 primeiras turmas da instituição em questão e no aproveitamento dos alunos em curso.