Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título COMUNICAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
EBERSON LUAN DOS SANTOS CARDOSO (Relator)
BRUNA LUANA OLIVEIRA TAVARES
GABRIELA JOICE PINHEIRO CARDOSO
MILENE NEVES SOARES
MARIA CLARA COSTA FIGUEIREDO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A comunicação é a prática social proveniente da interação entre os seres humanos. É o elemento integrador que possibilita a humanização nas relações de trabalho e se estende às práticas dos profissionais de saúde, um alvo constante de queixas dos usuários do serviço a respeito da fragmentação do processo de trabalho e das relações interprofissionais e usuário-profissionais (DE MARCO et al., 2013). Objetivo: Identificar, na literatura, a influência da comunicação para a humanização da equipe multiprofissional de saúde, e consequentemente, aos usuários do serviço de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca dos artigos realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), durante os meses de junho a setembro de 2016, utilizando os descritores: comunicação, equipe de saúde, humanização e relações interpessoais. A partir destes, foram identificados 1664 artigos. Estabeleceu-se como critérios de inclusão: texto disponível na íntegra; escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol; compreendidos entre 2011 e 2016 e relação com o objetivo da pesquisa. Foram excluídos todos os artigos repetidos, revisões de literatura, publicações institucionais, capítulos de livros, teses e dissertações. A amostra final foi composta por 28 artigos. Resultados: A análise dos estudos destaca a comunicação como ferramenta indispensável para a humanização da equipe multiprofissional, resultando em relações dialógicas, de vínculo e interação. Porém, os mesmos chamam a atenção para as múltiplas barreiras para a comunicação efetiva, como: a formação em saúde brasileira, a natureza individual dos profissionais, condições físicas e humanas do ambiente, dinâmica organizacional e autonomia profissional. Em adição, os estudos corroboram sobre a real necessidade da implementação de um modelo dialógico para a humanização das relações interpessoais entre os profissionais, resultando no alcance de metas na assistência aos usuários, por meio do cuidado humanizado. Conclusão: Compreende-se como necessários um maior incentivo da comunicação para a humanização das relações da equipe de saúde e uma formação profissional em saúde com saberes que fomentem o exercício de práticas comunicativas dialógicas. Referências: DE MARCO, M. A. et al. Comunicação, humanidades e humanização: a educação técnica, estética e emocional do estudante e do profissional de saúde. Revista Interface, v. 17, n. 46, 2013.