Anais - 20º CBCENF

Palavra da Presidente do Cofen

As “Dimensões do Cuidado de Enfermagem: Interfaces nos Cenários da Prática Profissional” são o tema do 20° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Nos tempos difíceis enfrentados pelo Brasil, ousamos acreditar em formação, na articulação entre teoria, prática e sensibilidade.
O CBCENF tem caráter científico, mas sua importância transcende os muros dos laboratórios e instituições de ensino. Somos uma nação de 2 milhões de profissionais e, juntos, respondemos por mais de metade dos recursos humanos em atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).
O SUS é uma conquista da democracia brasileira, e nós somos seus guardiões. Por meio de nossa prática diária, a Saúde Coletiva se constrói. Pensar as políticas públicas de Saúde é um dos nossos grandes desafios profissionais. Ousamos resistir.
Pela primeira vez, o CBCENF tem inscrições gratuitas. Diante da grave crise vivida por nosso país, a gratuidade busca assegurar a participação efetiva de profissionais, afetados pela grave crise econômica enfrentada pelo nosso país.
Agradeço a cada um dos Conselhos Regionais de Enfermagem, nossos parceiros na construção da programação científica. Agradeço especialmente ao Coren-RJ, nosso anfitrião nesta cidade maravilhosa, pelo empenho na realização deste congresso.
Agradeço a cada um de vocês pela presença. Sejam muito bem–vindos ao 20º CBCENF!
 
Manoel Neri
Presidente do Conselho Federal de Enfermagem