Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ROTEIRO PARA OFICINA EDUCATIVA SOBRE HANSENÍASE NAS ESCOLAS
Autores
JÉSSICA MARIA FERREIRA DE JESUS (Relator)
BRUNA HINNAH BORGES MARTINS
FABIANE BLANCO E SILVA
MARIA ANGÉLICA BRUM ALENCASTRO
SABRINA EDVIRGES GARCIA SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: a hanseníase é uma doença hiperendêmica em menores de quinze anos no Mato Grosso, sendo Cuiabá o município com maior incidência. Para o enfrentamento da doença é necessário à execução de práticas de saúde que permeiem a educação em saúde. Entretanto, no que tange a educação em saúde efetiva para adolescentes, há de adotar-se uma abordagem multifacetada, por meio de oficinas com jogos educativos. Contudo, para se realizar educação em saúde nas escolas por meio de jogos educativos, um roteiro deve ser elaborado e reproduzido como um material didático. Objetivo: relatar a experiência na elaboração de um roteiro para oficina educativa sobre hanseníase nas escolas. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de docentes e discentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, membros do projeto de extensão PROHANSEN: Projeto de combate à hanseníase em menores de quinze anos em Cuiabá, MT. Resultados: O roteiro apresenta cinco momentos com duração de 2 horas; no primeiro é realizada a técnica de dinâmica “Quebra-gelo: Dinâmica de Apresentação” com o objetivo de conhecimentos mútuos, memorização de nomes e integração grupal; no segundo disparam-se os temas geradores por meio da técnica de dinâmica da face, com intuito de conhecer a vivência dos escolares em relação à hanseníase e o conceito atribuído a ela; no terceiro busca-se identificar e refletir sobre a classificação, os sinais e sintomas e o modo de transmissão da doença por meio da técnica de dinâmica do semáforo; no quarto o objetivo é identificar e refletir sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase por meio do jogo do verdadeiro ou falso; e por fim, o encerramento ocorre por meio do jogo do feedback com a técnica do mosaico, para conhecer o significado atribuído pelos escolares quanto à intervenção educativa. Conclusão: O roteiro foi aplicado em uma escola estadual de Cuiabá e o mesmo viabilizou a obtenção dos saberes de forma descontraída, possibilitando a discussão e reflexão dos envolvidos acerca da temática de interesse.