Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: O DESAFIO DE ENSINAR
Autores
ENOCK BARROSO DOS SANTOS (Relator)
ADRIANA AVELINO LEAL
GISELLY DA SILVA SANTIAGO
JOSÉ WILSON DO NASCIMENTO CORRÊA
BÁRBARA MISLANE DA CRUZ CASTRO
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde é uma importante vertente para a prevenção, capaz de proporcionar melhoria das condições de vida e de saúde das populações. Para alcançar um nível adequado de saúde, as pessoas precisam saber identificar e satisfazer suas necessidades básicas. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem, na prática de educação em saúde na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Manaus-AM. MÉTODO: Utilizou-se o Arco de Charles Maguerez em um Programa de Atividade Curricular e Extensão- PACE, intitulado “Educação e Saúde em Unidades Básicas de Saúde na cidade de Manaus-AM”. As etapas iniciaram com a observação da realidade, baseadas em avalições aplicadas por acadêmicos que participaram anteriormente no projeto. A Identificação dos pontos chaves foi realizada através da análise do perfil dos clientes, sendo escolhidos os seguintes temas: hipertensão, diabetes, automedicação, obesidade e infecções sexualmente transmissíveis-IST, onde foi escolhido um dia de cada semana para um determinado tema. Teorização: nesta etapa, os acadêmicos formaram duplas ou trios, receberam os seus temas e fizeram buscas bibliográficas que forneceram o arcabouço teórico para a montagem das palestras. Sendo estas submetidas antes de serem apresentadas à avaliação para devidos apontamentos de acordo com as suas necessidades. Identificação, Hipóteses e solução: nesse momento, os estudantes organizaram as atividades educativas e treinaram a adequação da apresentação do tema ao público, o aperfeiçoamento da linguagem e a forma de apresentação. Aplicação à realidade: nesta etapa, foram realizadas as palestras através de abordagem expositiva/explicativa. Cada usuário teve acesso ao material exposto, quando tema se tratou sobre IST receberam preservativos. Ao final de cada apresentação foi aplicado um questionário avaliativo e sugestivo para o novo ciclo do projeto. RESULTADOS: De forma satisfatória, participativa e dinâmica os usuários demonstraram grande interesse sobre as temáticas abordadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, percebe-se a importância do educador em saúde na construção de novos conhecimentos vindo a transcender o espaço físico da USB na prevenção e promoção da saúde.