Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título SERVIÇO DE SAÚDE -ACOLHIMENTO DOS USUÁRIOS :RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE
Autores
MARIA ISIS FREIRE DE AGUIAR (Relator)
ARIADNE FREIRE DE AGUIAR MARTINS
ROSIRENE SILVA FREIRE
ANDREA BEZERRA RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O acolhimento é uma estratégia que deve permear todo o sistema, reorganizando as relações entre profissionais e usuários e propiciando assistência mais resolutiva e humanizada, com a construção de sujeitos valorizados, autônomos e criativos. Dessa forma, tornando-o corresponsável e protagonista nos cuidados com sua saúde, o que, consequentemente, amplia a eficácia dos serviços prestados Objetivo: Compreender como a experiência do acolhimento realizado na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) pode contribuir para organização do serviço de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e de observação, acerca do acolhimento à demanda espontânea na UAPS George Benevides – Quintino Cunha – Fortaleza/CE. O relato analisa a experiência de implantação e implementação no período de janeiro a junho de 2016. Resultados: A unidade de atenção primaria à saúde abrange uma população de 22.000 pessoas e são formadas por 04 equipes. A população toma consciência do fluxo correto pela rede assistencial, o que faz com que a estratégia saúde da família seja um referencial para busca de alternativas e soluções das necessidades apresentadas. Mudanças são observadas no processo de trabalho por meio da implantação do acolhimento, quais sejam: o fim das filas na madrugada, diminuição das filas de espera, as pessoas passaram a chegar ao serviço um pouco antes de sua abertura, o transito dentro da unidade ficou mais calmo na maioria dos dias, maior agilidade na resolução dos problemas, otimização das atividades e ações de saúde, reorganização do trabalho e estabelecimentos de atendimentos por blocos de hora marcada e o reconhecimento da UAPS como porta de entrada do sistema único de saúde pelo usuário. Conclusão: É imprescindível a mudança na visão tanto da equipe quanto na comunidade sobre essa importante ferramenta, pois o acolhimento não é sinônimo de triagem para a consulta medica, mas de escuta eficaz. Referências: 1. Ministério da Saúde (BR). Departamento de Atenção Básica, Caderno de atenção básica no. 28 – Acolhimento à demanda espontânea, Vol. I Serie A. Normas e Manuais Técnicos, Brasília: Ministério da Saúde 2011. 2. Costa MAR, Cambiriba MS, Acolhimento em Enfermagem: A Visão do Profissional e a Expectativa do Usuário. Cienc Cuid Saude. 2010 Jul/Set; 9(3): 494-502.