Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIA ISIS FREIRE DE AGUIAR (Relator)
ARIADNE FREIRE DE AGUIAR MARTINS
JAMILLE SANTOS FLÔRES
ANA THAWLYA LEITE CRUZ
ANDREA BEZERRA RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As doenças sexualmente transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública. Entre suas consequências estão à infertilidade feminina e masculina, a transmissão vertical, determinando perdas gestacionais e o aumento do risco para a infecção pelo HIV. As DST são transmitidas através de relações sexuais, materno-fetal, manipulação indevida de seringas, alicates, entre outros. O uso de preservativo e cuidados com higiene íntima ajuda a impedir o contágio e a disseminação. Objetivo: Descrever uma experiência de realização de ação educativa com adolescentes em uma escola municipal de Fortaleza sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado com alunos na Escola Rebouças Macambira no dia 09 de maio de 2012, com duração de uma hora. Participaram da estratégia 35 alunos. Iniciou-se a atividade com uma dinâmica intitulada de repolho, levando a participação e aprendizagem dos alunos. Após uma explanação sobre a temática, utilizando-se como material facilitador, cartazes contendo ilustrações das principais DST. Resultados: Dentre os tópicos mais discutidos durante a estratégia, destacaram-se as doenças sexualmente transmissíveis mais prevalentes e a importância do uso da camisinha como método contraceptivo de dupla proteção. Dentre os alunos que participaram, surgiram algumas dúvidas recorrentes acerca da utilização conjunta do anticoncepcional oral e da camisinha. Enfatizando-se que a atividade foi de grande valia para sanar todas as dúvidas dos participantes. Vale destacar que a presença e a colaboração da professora da turma foram relevantes, pois a mesma realizou diversas perguntas que poderiam ser dúvidas dos alunos. Conclusão: Os participantes mantiveram-se atentos durante a explicação, podendo-se inferir que a estratégia poderá sensibilizar e estimular a adoção de comportamentos sexuais saudáveis. Ressalta-se a importância do enfermeiro como educador em saúde e a sua presença nas escolas, com o intuito de transferir informações importantes, Referências: JÚNIOR, W.B, et al, Abordagem nas doenças sexualmente transmissíveis. Anais Brasileiros de Dermatologia. vol. 84 n 2 Rio de janeiro, p. 151-159 Mar/Abr 2009. MARTINS, L.B.M, et al, Fatores associados ao uso de preservativo masculino e ao conhecimento sobre DST/AIDS em adolescentes de escolas públicas e privadas do Município de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, vol. 22 n. 2 p:315-323, fev, 2006.