Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título SABERES MOBILIZADOS NO PRÉ-NATAL DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS
Autores
TUANY PETUNIA CARVALHO GONÇALVES (Relator)
EDIR NEI TEIXEIRA MANDÚ
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
No processo comunicacional, os interlocutores expressam em seus discursos, a retomada, intencional ou não, de inúmeras vozes que se articulam em uma luta pelo predomínio discursivo. Trata-se de uma concepção dialógica e polifônica da linguagem, uma vez que os discursos compõem uma cadeia dialógica onde o objeto do discurso que já foi dito/escrito, convertido, elucidado e julgado de diversas maneiras antecipa os discursos posteriores. Dessa forma, a presente pesquisa buscou reconhecer os sentidos sociais mobilizados e suas origens sociais de adolescentes grávidas e enfermeiros, em consultas de enfermagem de pré-natal, no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF). Realizou-se um estudo qualitativo, explicativo, com uma enfermeira e adolescentes gestantes com idade entre 15 e 19 anos em acompanhamento pré-natal em uma unidade da ESF no município de Cuiabá (MT). Foram realizadas observações participantes de 11 consultas de enfermagem com adolescentes, além de entrevistas semiestruturadas, com a enfermeira e 9 das adolescentes cujas consultas foram observadas. A análise dos dados baseou-se em preceitos da Análise Crítica do Discurso de Fairclough. Respeitaram-se os preceitos da Resolução 466/12 do CNS. Aprovação CEP-HUJM nº 1.375.310. A análise revelou que os sentidos mobilizados pela enfermeira são predominantes durante as consultas. Seus enunciados são compostos de fragmentos do saber técnico-científico biológico, que historicamente orienta o cuidado à gravidez, além de variados saberes do senso comum, construídos em suas experiências e no contato com meios de comunicação que veiculam ideias sobre comportamentos saudáveis em saúde (sobretudo alimentar). A adolescente, por sua vez, também exprime um saber construído a partir da veiculação do discurso obstétrico biomédico, com base no qual compreende o pré-natal como espaço de averiguação da saúde do bebê e da saúde física de sua gravidez. A reflexão crítica sobre a pluralidade da construção dos discursos de enfermeiros e adolescentes grávidas oferece elementos à melhoria da atuação junto às mesmas.