Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
EVERTON SOUZA DE MORAES (Relator)
CAROLINE NERIS FERREIRA SARAT
JOHNNY RIBEIRO LEITE
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A monitoria oferece apoio pedagógico aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula (HAAG et al., 2008). Além de proporcionar ao acadêmico monitor a vivência como transmissor de conhecimento. Objetivo: Relatar a vivência de monitoria acadêmica como uma experiência de ensino-aprendizagem. Metodologia: Relato de experiência de monitoria realizada por acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem na disciplina de Suporte Básico de Vida (SBV), ofertada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ocorreu no período de setembro de 2015 a agosto de 2016. O processo seletivo dos monitores baseou-se em uma prova prática, a fim de verificar o domínio dos discentes quanto ao conteúdo. O cronograma das monitorias foi pré-estabelecido com as turmas de acordo com a disponibilidade, tendo carga horária de uma a três horas por dia. Dentro da disciplina abordou-se o manejo em casos de obstrução de via área, emergências clínicas e traumáticas e imobilização e transporte da vítima. Resultados: A monitoria aprimorou as habilidades teóricas e práticas dos acadêmicos envolvidos acerca dos conteúdos de SBV, permitindo a visualização das técnicas e diversas situações estudadas em sala de aula. Aperfeiçoou a capacidade de oratória e de repasse de informações. A vivência descentralizou o conhecimento da figura do docente, proporcionando autonomia aos discentes no processo de ensino-aprendizagem. Isso se dá devido à relação acadêmico-acadêmico ser mais informal, o que facilita a comunicação em casos de dúvidas e dificuldades. Consideração finais: Esta atividade mostrou-se eficaz para a formação dos discentes, pois diversifica as experiências, aumentando o campo de visão profissional, mostrando a importância da interação multiprofissional e seus saberes. A introdução na área de ensino prepara o acadêmico para uma possibilidade de atuação como docente, tendo em vista a necessidade de recursos humanos neste campo.