Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título PLANEJAMENTO FAMILIAR: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS COM ADOLESCENTES, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JACKELINE DE MIRANDA MENDES (Relator)
ANA CAROLINA DE LARA PEREIRA
ALINE ANDRESSA RODRIGUES
LUANA LESKE BARBOSA
ANNA CAROLINA DALTRO PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase caracterizada por inúmeras mudanças no desenvolvimento humano, e dentre elas, o início da prática sexual. A falta de planejamento familiar e a não utilização de preservativos tem resultado no elevado índice de gestações na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tendo uma atenção diferenciada na área de Saúde Coletiva. OBJETIVO: Relatar a experiência das acadêmicas de enfermagem na realização de uma educação em saúde utilizando metodologias diferenciadas com adolescentes. METODOLOGIA: Relato de experiência, sobre uma ação educativa em saúde sexual, realizada em uma escola pública, durante a disciplina de Fundamentação e Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva, no curso de enfermagem da UNEMAT/Diamantino-MT, no ano de 2016. Foram utilizados materiais áudio visuais, jogo de luz, copos descartáveis, repolho roxo, detergente e vinagre. Foi organizada uma dinâmica em grupo com os adolescentes, na qual se utilizou soluções químicas não tóxicas (água do repolho, água e sabão), além da utilização da roda de conversa como estratégia de comunicação com o grupo. RESULTADOS: Durante a dinâmica, ocorreu a troca das soluções entre os adolescentes, na qual representou simbolicamente as possíveis práticas sexuais desprotegidas dentre os sujeitos. Os participantes demonstravam-se surpresos com os resultados, pois muitos se apresentaram infectados por ISTs. Foram levantados novos questionamentos, sendo posteriormente expostos e sanados durante a roda de conversa sobre métodos contraceptivos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Identificou-se a importância da utilização de metodologias diferenciadas, contribuindo para a comunicação e interação com os adolescentes, sendo importante durante as educações em saúde na comunidade. Observou-se que o determinado plano de ação obteve viabilidade, onde que a partir da vivência dos acadêmicos durante a implantação deste, pode-se obter resultados positivos, sendo relevante a continuidade destas ações educativas na comunidade. BORGES, A. L. V; FUJIMORI, E. Enfermagem e a saúde do adolescente. Barueri – SP: Manole, 2009. GORONZI, T. A; JACOBSEN, Alessandra de L; BIONDO, Maria L. Planejamento Estratégico em Saúde: um desafio no gerenciamento cotidiano de unidades básicas de saúde. Coleção Gestão da Saúde Pública – V. 13, 2012. VIEIRA, T. S. PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA ADOLESCENTES: potencialidades e limitações. Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista, v.6, n.1, p.25-41, jan, 2013.