Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título LIDERANÇA NA ENFERMAGEM: INFLUÊNCIA SOBRE A ASSISTÊNCIA PRESTADA
Autores
POLIANA ANELIZE WEISHEIMER (Relator)
YASMIN APARECIDA CRUZ
MARÍLIA DUARTE VALIM
EDIR NEI TEIXEIRA MANDÚ
TUANY PETÚNIA CARVALHO GONÇALVES
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: artigo reflexivo acerca da influência da liderança como competência a ser desenvolvida pelo enfermeiro e sua repercussão na qualidade da assistência ao paciente. Objetivo: compreender como a liderança exercida pelo enfermeiro influencia sua equipe a fim de alcançar a qualidade da assistência. Metodologia: estudo realizado por reflexão e teorização a partir de visitas técnicas em campo de prática e de entrevistas abertas com enfermeiros de um hospital vinculado a uma instituição de ensino federal e uma unidade básica de saúde. Resultados e discussão: a tomada de decisão deve atingir os objetivos planejados, o que pode impactar de forma positiva na qualidade da assistência. A literatura revela que o papel de gerência, muitas vezes, apresenta dificuldades em transmitir e aplicar as ações da liderança, e assim, a assistência ao paciente se torna dificultosa. Durante as realizações das visitas técnicas, foi percebido através de relatos dos enfermeiros e observação da dinâmica do setor, que em situações conflituosas, eles buscavam compreender a individualidade de cada integrante da equipe, a fim de proporcionar uma solução que favorecesse os membros e principalmente que não interferisse na qualidade da assistência prestada ao paciente. Observou-se que o modelo de liderança democrático é o que melhor se adequa à descrição do método de solução de conflitos utilizado pelos enfermeiros. Considerações: O estilo de liderança que foi identificado como adequado é o democrático, no qual o líder orienta sua equipe para as atividades a serem realizadas os incentivando à busca de soluções de forma coletiva. As características que as equipes lideradas por um enfermeiro democrático apresentam, resultam em total melhora no atendimento como um todo ao cliente, o que reflete diferentes posturas e resultados alcançados, ambos positivos.