Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO EM SAUDE SOBRE A TÉCNICA DE SHANTALA EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA
Autores
WESLAINE KEVINNY MORAES DA SILVA (Relator)
PAMELA APARECIDA NERY COSTA
KARINA NONATO MOCHEUTI
FAYANNE ARAUJO GAIVA DUAILIBI
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Shantala é uma técnica de massagem descoberta na Índia na década de 1960 o qual se tornou conhecida pelo mundo através do obstetra Frederick Leboyer após uma viagem à Calcutá. Em uma de suas observações deparou-se com uma mãe que massageava seu filho e este respondia com calmaria, o que encantou tal obstetra e a partir de então, nomeou esta sequência de movimentos e a divulgou com o nome daquela mulher: Shantala (LEBOYER, 1995). Objetivo: Este estudo se objetiva em apresentar a experiência de uma acadêmica do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Campus Francisco Ferreira Mendes de Diamantino-MT, numa educação em Saúde sobre a prática da técnica de Shantala e seus possíveis benefícios, tendo como público alvo as gestantes e puérperas de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Diamantino/MT. Metodologia: Este é um estudo descritivo, que consistiu em três encontros, sendo o primeiro momento a realização de levantamento referencial bibliográfico, no segundo foi confeccionado convites os quais foram distribuídos para as gestantes e puérperas e terceiro foi realizado o encontro onde efetivamente foi possível implementar a Educação em Saúde realizando a técnica e explanando sobre seus possíveis benefícios. Ao executar a técnica foi necessário materiais como: lençóis, toalhas, bonecas, óleos corporais, incensos, o uso de musicas e um ambiente tranqüilo, sendo este a sala administrativa. Resultados e discussão: Os resultados foram alcançados com satisfação, o público alvo superou as expectativas em assimilar teoria com técnica e em seguida foram feitas orientações quanto aos benefícios da utilização da massagem, a fim de propor uma mudança no modelo assistencial por ser uma técnica pouco abordada pela equipe multiprofissional. A atividade teve participação de duas gestantes e três puérperas, a mesma foi realizada por uma integrante do grupo da prática de estágio, enquanto as demais auxiliavam as mães e orientavam com relação aos benefícios dessa técnica para a saúde do bebê, assim como as devidas precauções a serem tomadas antes e durante o procedimento da massagem. Considerações finais: Ao realizar a técnica foi possível obter um resultado satisfatório da população alvo. Concluímos que a prática executada em tal estratégia proporcionará momentos prazerosos, estímulo do vinculo afetivo entre o binômio e os possíveis benefícios para a saúde do bebê.