Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título O PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM DURANTE O ESTAGIO CURRICULAR I: ESTUDO QUANTITATIVO
Autores
WEVERTON CASTRO COELHO SILVA (Relator)
LEONARA RADDAI GUNTHER DE CAMPOS
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: Desde os primórdios na história da formação em enfermagem no Brasil, tal ensino vem passando por mudanças, porém, sempre buscando resguardar a união entre teoria-prática e integração ensino-serviço. A Estratégia e Saúde da Família (ESF) tem se configurado como um importante campo de atuação nas práticas de ensino. OBJETIVO: Identificar e quantificar as atividades realizadas por acadêmicos de enfermagem durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado I. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, descritivo-exploratório realizado no curso de enfermagem da UFMT/CUA. Participaram da pesquisa 7 alunos matriculados no semestre letivo 2014/1. Os dados foram coletados por meio das fichas de atividades diárias realizadas pelos alunos e assinadas pelo preceptor. No processo de análise, os dados foram tabulados em planilhas do Microsoft Excel® com cálculos de frequência absoluta (n) e relativa (%). Protocolo CEP nº 975.402. RESULTADOS: Os procedimentos foram agrupadas em cinco categorias, tendo prevalecido durante o transcorrer do estágio a categoria Assistir com 47,41%, seguidos de Administrar 37,8%, Ensinar 5,72%, Participar Politicamente 2,38%, Pesquisar 2,05% e 4,64% de Informações Insuficientes que não puderam ser contabilizadas em nenhuma categoria. Na categoria Assistir, entre os procedimentos mais realizados prevaleceu a Triagem 36%, seguindo do Teste rápido de HGT 16,4%, Curativo 9,8%, Visita domiciliar 7,29%, Vacina 6,83%, Consultas Pré-Natal 6,38%, Preventivo 4,56%, Aerosol 3,19%, Participação em campanhas 2,74% Medicação 2,27% Consultas 1,82%, Consultas Hanseníase 0,91%, Soroterapia 0,68%, Busca Ativa de Tétano 0,46%. Referente as atividades do processo Administrativo de Saúde as Atividades Burocráticas 54,86%, Gestão de Materiais 31,14%, Gestão da Unidade 10,86%. Na categoria Ensinar as atividades mais frequentes foram Elaboração de Atividades Educativas 45,28%, Capacitações 22,64%, Palestras 18,87% e Orientações Educativas com 13,21%. Na categoria Pesquisa a atividade Estudo foi prevalente em 100% e na última categoria Participar Politicamente a atividade Discussões em Equipe foi de 100%. CONCLUSÃO: Os acadêmicos puderam aperfeiçoar seus conhecimentos durante a graduação e unificar a teoria-prática na ESF. Notamos a prevalência da característica procedimental no processo de trabalho em enfermagem. Enfatizar todos as categorias em iguais proporções se faz necessário para a formação de um profissional de enfermagem competente.