Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título RETROSPECTIVA DE UMA DÉCADA DA IMPLANTAÇÃO DA HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
WESLLEY THIEGO FERREIRA BATISTA (Relator)
ADRIANO ROSA TOLENTINO ALMEIDA
ELIANE BUENO DE OLIVEIRA
MARIA ANGELINA DA SILVA ZUQUE
FLÁVIA RENATA DA SILVA ZUQU
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
No início de 2003, o Ministério da Saúde (MS) decidiu apostar na humanização da atenção básica por meio do Programa Nacional de Humanização (PNH) do SUS, sendo o acolhimento uma das diretrizes de maior relevância, cujo objetivo é a conciliação entre os cuidados em saúde e as tecnologias, um espaço físico favorável e a satisfação dos profissionais da equipe e do usuário. O acolhimento, destaca-se como um processo em construção no SUS, capaz de ampliar o acesso dos usuários na atenção básica, especialmente quando associado à presença de profissionais capacitados para uma escuta ativa e qualificada às suas demandas, de possibilitar a autonomia, a cidadania e a corresponsabilização na produção do cuidado à saúde. O profissional de enfermagem está mais próximo do cliente, e por isso, deve estar capacitado tecnicamente e procurar desenvolver uma sensibilidade apurada para se deter às necessidades individuais do ser humano que precisa de seus cuidados. Este estudo teve como objetivo descrever o acolhimento na atenção básica após uma década do HumanizaSUS, sendo realizado uma revisão bibliográfica na literatura nacional. O acesso por meio do acolhimento deve ser sentido, vivido e integrado ao cotidiano das unidades de saúde. Portanto, é preciso apreender, consentir e intuir que esse atendimento é inerente a cada profissional de saúde, que se torna integrante do processo de construção da saúde. A percepção de usuários da atenção básica sobre o processo de acolhimento indica que a questão da diminuição de filas e do tempo de espera para atendimento, do acesso ágil à consulta médica e aos exames evidenciam a sua efetividade no decorrer do processo, e apontam a capacidade da equipe da ESF de estabelecer prioridades, proporcionando segurança. O estudo também aponta que existem vários exemplos de iniciativas que podem ser significativas em relação ao acolhimento contribuindo com o aumento da resolução da atenção básica. Apesar da complexidade das dificuldades impostas pelo trabalho cotidiano e pela falta de maior investimento no serviço público, foi observado que o acolhimento é uma ferramenta que representa uma estratégia valiosa de reorganização do serviço, considerando tanto os espaços destinados aos profissionais da equipe, quanto os de interlocução com os usuários, bem como a relação entre profissionais de saúde e usuários baseada em respeito, compreensão, escuta ativa, resolutividade e corresponsabilização.