Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIATRICA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS
Autores
THAIS FERNANDA CAMPOS CHICATI (Relator)
GÊNESIS VIVIANNE SOARES FERREIRA CRUZ
GISLAINE BALDO
THÁSSIA DE OLIVEIRA SILVA
THAIS CAMPOS DIAS DA CRUZ
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas sobre a saúde da criança e adolescente no processo de formação do enfermeiro dão sustentação para a prática na assistência de enfermagem pediátrica. Conduzir os alunos de graduação em saúde a “aprender a aprender” engloba o “aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer”, garantindo a capacitação de futuros profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. Considerando a importância da relação teoria/prática na formação do enfermeiro, cabe aos diversos atores desse processo extrair ao máximo as experiências oportunizadas no campo prático da UTI pediátrica para o aperfeiçoamento profissional. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na UTI pediátrica quanto à relevância na sua formação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de discentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso na disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente durante a prática na UTI pediátrica do Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá ­ MT. Resultados: Os alunos que atuaram na UTI pediátrica utilizaram o conhecimento científico obtido nos conteúdos das aulas teóricas, bem como o conhecimento prático e técnico da rotina desse serviço para a tomada de decisões rápidas e concretas, a fim de garantir a segurança do paciente e minimizar os riscos que ameaçam a sua vida. Uma preocupação evidenciada pelos alunos foi em relação à complexidade dos casos e das patologias dos pacientes internados na UTI, algumas delas raras, outras ainda não estudadas na disciplina. Porém, ao longo das práticas e com base em fundamentações teóricas exploradas em lócus, os alunos passaram a se sentir mais seguros em relação aos seus próprios conhecimentos, realizando estudos de casos e implementando a Sistematização da Assistência em Enfermagem na unidade. Conclusão: Nesse campo prático os alunos desenvolveram maiores experiências no cuidado a pacientes críticos, no desenvolvimento de habilidades técnicas/tecnológicas e nas relações interpessoais com a equipe multiprofissional, pacientes e acompanhantes. Referências: BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 3, de 07 de nov de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Enfermagem. Diário Oficial da União.2001.