Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título DEZ ANOS DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM NA UNEMAT ? TANGARÁ DA SERRA: EVOLUÇÃO DO QUADRO DOCENTE E DISCENTE
Autores
GABRIELLY GARCIA GOBBI BERIGO (Relator)
KARLA HELOINA FERREIRA TORRES
ANDREA PARADELO RIBEIRO
SIBELLI JAEL ALVES ZAGO
JOSUÉ SOUZA GLERIANO
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO ? O curso de enfermagem da UNEMAT Tangará da Serra criado pela indicação nº 031/2005 do Colegiado Regional do Campus de Tangará da Serra e aprovada pela Resolução nº 024/2005 CONSUNI foi implantado no ano de 2006. OBJETIVO - Apresentar a evolução do quadro docente e discente do Curso de Enfermagem da UNEMAT Campus Tangará da Serra. METODOLOGIA - Trata-se de um levantamento documental realizado a partir dos registros do Sistema de Informação ao Acadêmico. Os dados foram apresentados no período de 2006 a 2016 em tabelas com seus respectivos valores absoluto e percentual, transformado em gráfico de histograma para análise. RESULTADO ? Em relação ao quadro docente no período de 2009 a 2016 foram registrados 93 docentes. Especificando que de 2009 a 2013 todos são docentes interinos sendo que somente existia um professor efetivo no curso e, era da área de farmacologia. A partir da realização do concurso edital Nº 01/2013-UNEMAT no ano de 2014/15 vinte e dois professores foram nomeados, vinte e um estão em efetivo exercício lotados na área da enfermagem e políticas de saúde, desses dezesseis estão lotados no campus. Identifica-se que seis docentes desenvolvem suas atividades em outros campus. No ano de 2016/1 lotam-se no quadro 32 docentes enfermeiros sendo que 50% são efetivos e 50% interinos. Para esse quadro 44% são graduados, segundo contratação e, 56% são mestres, não apresentando nenhum doutor na área. Em relação aos discentes nos anos de 2006 a 2016 ingressaram 805 alunos. Percebe-se que houve 32% de evasão sendo que os períodos que concentraram maior evasão foram 2009, 2011, 2014 e 2015. Desde o primeiro vestibular (2006/2) houve o ingresso de acadêmicos pelo Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER) que totalizou 22% dos alunos. Identifica-se que somente nos anos de 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 é que houve a entrada do total de vagas ofertadas. A partir de 2013 iniciou a categoria de ingressantes por escola pública, sendo que o número de acadêmicos foi de 25% até o ano de 2016/1. A primeira turma formou-se no ano de 2010/1 sendo que para o período estudado totalizam 252 formandos. CONCLUSÃO ? Percebe-se que no período de dez anos do curso houve significativas mudanças na qualificação do quadro docente. O número de evasão é considerável para o número de ingressantes e requer estudos para compreender esse dado.