Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA: ATIVIDADE EDUCATIVA EXTENSIONISTA EM UM HOSPITAL-MATERNIDADE
Autores
JOELY MARIA DE OLIVEIRA (Relator)
JANDERSON DIEGO PIMENTA DA SILVA
POLLYANNA DE SIQUEIRA QUEIRÓZ
DANIELA DO CARMO OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As atividades educativas sobre técnicas adequadas de primeiros socorros na infância buscam prevenir e reduzir o alto índice de acidentes na infância. Dentre eles, o afogamento, sendo a segunda causa mais comum de morte por causas externas em crianças brasileiras de 0 a 14 anos. Outra causa frequente de morte é a asfixia (engasgo) por contato com algum objeto estranho.OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em atividades de educação em saúde sobre as medidas de primeiros socorros na infância. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência de acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - campus Tangará da Serra/MT, em atividades extensionistas de educação em saúde oportunizadas pelos projetos intitulados “Cuidados com o bebê: ações de promoção da saúde e prevenção de agravos” e “Práticas educativas coletivas de enfermagem no pré-natal, parto e puerpério”, desenvolvidas em um hospital-maternidade da rede particular do município de Tangará da Serra, em agosto de 2016. As atividades foram direcionadas às mães, familiares e acompanhantes que aguardavam por consulta médica em sala de espera, nos períodos matutino e vespertino, com público de aproximadamente doze pessoas. RESULTADOS: Inicialmente os acadêmicos se apresentaram, fizeram o convite às mães, familiares e acompanhantes para se dirigirem a uma sala de espera e participarem da atividade. Na educação em saúde, foram abordadas as medidas de primeiros socorros na infância, com enfoque em engasgo e afogamento. Para melhor elucidar a temática foram utilizados materiais educativos e ilustrativos, como um folder e uma boneca. Esta foi utilizada para demonstração da manobra de Heimlich nos casos de engasgo e em situação de afogamento, da respiração boca a boca e das compressões torácicas para reanimação cardiopulmonar em caso de parada cardíaca. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação em saúde promoveu a sensibilização dos participantes e o conhecimento sobre a condução de técnicas adequadas de primeiros socorros de acidentes na infância, e ainda, possibilitou a troca de conhecimentos empíricos e científicos entre os sujeitos envolvidos na atividade e os acadêmicos de enfermagem.