Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título PEGANDO PESADO: ABORDAGEM COM EDUCADORES FÍSICOS NO ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
Autores
RUTE SILVA DE OLIVEIRA PATRICIO (Relator)
VALERIE KISCHENER GOMES
SABRINA AMAZONAS FARIAS DE MENEZES
ANDRÉA MONTEIRO COUTO
MARIA ALEX SANDRA COSTA LIMA LEOCÁDIO
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A alta mortalidade relacionada à parada cardiorrespiratória em ambiente extra-hospitalar (PCREH) deve-se ao despreparo da comunidade para realização eficiente das manobras de reanimação. A instituição de programas de treinamento nesta temática é crucial, principalmente em ambientes com risco elevado desta ocorrência. OBJETIVO: Relatar a experiência de integrar um projeto piloto no treinamento de educadores físicos para o atendimento a PCREH em academias da cidade de Manaus. METODOLOGIA: O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2016, em academias de diversas zonas da cidade. As atividades realizadas integraram exposições teóricas, abordando reconhecimento e intervenção, técnicas de reanimação e utilização do Dispositivo de Desfibrilação Automático (DEA), e simulações de atendimento a PCREH. RESULTADOS: Inicialmente, o despreparo dos profissionais das academias no reconhecimento e intervenção foi notável. Contudo, a abordagem utilizada cativou o interesse dos educadores físicos, que puderam desmistificar concepções, sanar dúvidas, compartilhar experiências prévias e aprender técnicas fundamentais para atendimento de ocorrências desta vertente, maximizando assim o aproveitamento das atividades disponibilizadas. Ao final, observamos nos profissionais uma melhor competência e destreza na aplicação da cadeia de sobrevivência e capacidade de atuação satisfatória em condições similares, evidenciando assim o êxito alcançado pela proposta. CONCLUSÃO: Projetos voltados a esta visão são importantes, uma vez que preparam a população para agir adequadamente em situações de emergência e contribuem para redução de intercorrências com desfecho letal. Além disso, disseminam informações para ambientes cuja exposição e potencialidade para este tipo de acidente é significativo. REFERENCIAS: AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques da american heart association atualização das diretrizes de RCP e ACE. Guidelines, 2015. ALENCAR, Lara Guerra Lucena Matias et al. Programa de educação em reanimação cardiorrespiratória–PERC. Revista Guará, n. 3, 2015. COSSOTE, D.F.; SILVA, S.A.P.S.; MIRANDA, M.L.J. Desempenho do profissional de educação física em casos de parada cardiorrespirátoria: considerações sobre a formação profissional. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 14, n. 1, 2016.