Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A BIBLIOTECA INFANTIL ITINERANTE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
Autores
GENESIS VIVIANE SOARES FERREIRA CRUZ (Relator)
AMANDA CAVALCANTE ALMEIDA DE SOUZA
LAURA CAMPOS BARBOSA
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O desenvolvimento de atividades lúdicas pode ser uma forma de auxílio no enfrentamento do processo de hospitalização, bem como uma forma de humanizar as relações vividas pela criança durante a sua internação. Através da literatura infantil também é possível desenvolver valores positivos como respeito ao próximo, a solidariedade, o respeito à natureza, a importância da autonomia, esperança, motivação, e superação. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto de extensão “Biblioteca Infantil Itinerante” do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, o qual foi desenvolvido na ala pediátrica de um hospital público da cidade de Rondonópolis-MT. Metodologia: As ações do projeto foram realizadas com a colaboração da equipe de enfermagem, de modo que os extensionistas selecionavam as crianças por meio dos prontuários a fim de planejar as atividades de acordo com a fase de desenvolvimento e necessidade de cada paciente. Através do projeto foram realizadas leituras e contação de histórias infantis para as crianças hospitalizadas. Os livros também poderiam ser emprestados para as crianças já alfabetizadas para elas mesmas realizarem a leitura, bem como aos acompanhantes, estimulando a interação e promovendo um maior vínculo entre os mesmos no processo de hospitalização. Como forma de avaliação foi aplicada, após as leituras, uma escala contendo 10 figuras de expressões faciais que variavam entre a expressão de alegria (satisfação) e a expressão de tristeza (insatisfação). De modo geral, a ação foi avaliada positivamente pelas crianças e pelos pais/acompanhantes, que consideraram projetos dessa natureza necessários e de extrema importância no ambiente hospitalar. Conclusão: Consideramos essa experiência relevante para a formação acadêmica, pois as vivências das múltiplas formas de cuidar em enfermagem pediátrica apontam para novas perspectivas e tecnologias do cuidado, indo além de meros procedimentos e técnicas, ressaltando a necessidade de métodos que levem em consideração os sentimentos e sensações presentes no processo de hospitalização e que visem benefícios para o tratamento da criança hospitalizada. Referência: CORREA, A. A. et al. Biblioterapia como tecnologia de cuidado de enfermagem na Estratégia Saúde da Família. Saúde & Transformação Social, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 39-46, 2013.