Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título O DOCENTE DE ENFERMAGEM E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores
ANA MARIA NUNES DA SILVA (Relator)
CLAUDIA REGINA DE BARROS COSTA
SONIA VIVIAN DE JESUS
ALAN NOGUEIRA DA CUNHA
PÂMELA VIVIAN CORDEIRO DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Pesquisa

Resumo
Um processo acelerado de modernização científica e tecnológica tem gerado novas formas de construção no ensino-aprendizado. Na graduação de enfermagem percebe-se o poder de penetrabilidade das tecnologias da informação e comunicação (TIC), entre elas a internet, incluindo uma variedade de usos no ensino, na assistência e na pesquisa. Assim, objetivou-se analisar a relevância das TIC no trabalho docente no ensino de graduação em enfermagem, a partir de revisão bibliográfica realizada de fevereiro/2014 a janeiro/2015. Foram selecionados livros e teses, entre 2001 e 2014, nas bases de dados LILACS, SCIELO e Portal CAPES. As palavras-chave utilizadas foram: TIC na saúde, TIC na enfermagem e Educação em saúde. O uso das TIC tem se tornado um recurso de apoio cada vez mais importante no ensino, transformando não só a maneira de comunicar, mas também a de trabalhar, de decidir e de pensar. Elas têm permitido criar situações de aprendizagem ricas e diversificadas, por meio da divisão de tarefas entre docentes e alunos. A importância do docente em valorizar o aprender dialogando, trocando ideias e informações, falar a mesma linguagem, integrar a prática pedagógica às tecnologias, tornando com isso, mais interessante os conteúdos das aulas, são alguns dos desafios desse século ao ensino. É possível concluir que o uso das TIC no processo de aprendizagem cria novas condições de produção de conhecimento, podendo ainda contribuir para a criação de múltiplas formas de ensinar e aprender, com vistas à formação de profissionais críticos, capazes de investigar, descobrir e aprender de forma ativa.