Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título GRUPO DE CAMINHADA: FERRAMENTA POTENTE PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores
ELICLÉIA FILGUEIRA SANTIAGO (Relator)
JACQUELINE SILVA DAMACENO
LAURA IZABEL PACHECO HARTMANN
JÂNIA CRISTIANE DE SOUZA OLIVEIRA
RAFAELA DE LIMA PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As doenças crônicas atualmente são vistas pelas equipes multiprofissionais na Estratégia de Saúde da Família como um desafio. São doenças muito prevalentes, multifatoriais com coexistência de determinantes biológicos e socioculturais. Diante desta complexidade, torna-se imperativo uma atuação interdisciplinar envolvendo os profissionais de saúde o usuário, sua família e toda a comunidade. Desta maneira, ação com grupo de caminhada é uma estratégia ímpar de promoção e educação em saúde. Objetivo: Relatar a experiência realizada com grupo de caminhada como espaço singular para o conhecimento das necessidades locais para qualificar as intervenções de educação em saúde. Metodologia: O grupo caminhada é uma ação desenvolvida na Estratégia de Saúde da Família pela equipe de residentes multiprofissionais, essa equipe é composta por duas enfermeiras, uma farmacêutica e uma psicóloga. Antes de iniciar a caminhada são realizados cuidados preventivos para iniciação da atividade como aferição de pressão arterial e teste capilar de glicemia e há acompanhamento de um profissional da saúde ao grupo durante todo o percurso. Foi observado que os limiares de pressão arterial e glicemias estavam alterados e quando questionados sobre rotinas diárias, constatamos que os principais hábitos não promotores da saúde eram relacionados ao âmbito da alimentação. Diante disso, foi realizada no mês de julho de 2016 a educação sobre alimentação saudável através de uma roda de conversa. Resultados: Durante a educação em saúde com o grupo de caminhada sobre alimentação saudável, os usuários apresentaram várias dúvidas referentes aos alimentos mais adequados para o consumo e formas de preparado dos mesmos, considerando suas condições crônicas. A roda de conversa foi um momento reflexivo e de troca experiências. Por meio dessa vivencias decidiu-se em conjunto com os usuários desenvolver oficinas participativas baseadas na metodologia de educação popular, na qual, contará com momentos teóricos e práticos de cocção dos alimentos para uma aprendizagem significativa. Conclusão: A atividade de educação em saúde foi um espaço promotor de busca de novos conhecimentos. Um exemplo disso foi à decisão compartilhada de realizar novas oficinas que contemplarão com a participação direta dos usuários e que irá promover um processo educativo fundamentado em trocas de saberes.