Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM ENFERMAGEM: DE MODALIDADE À MÉTODO DE ENSINO
Autores
MARIELLI SOUZA MARQUES (Relator)
NATHIELLY ROCHA VALIGUSKI
PAULA KATHLEEN DEMETRO CORSINO
DANILA PEQUENO SANTANA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino da enfermagem no Brasil tem sido marcado por mudanças curriculares nos cursos de graduação influenciado pela evolução histórica e social da sociedade. A criação da Educação a Distância (EaD) no país é normatizada pelo Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 que a caracteriza como modalidade educacional em que a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meio e tecnologias de informação e comunicação (TIC). OBJETIVO: Demonstrar a utilização do ensino a distância enquanto método tecnológico de ensino na modalidade presencial. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um revisão de literatura, sendo utilizado artigos que compreendem os anos de 2009-2016. Os materiais selecionados foram os que atenderam os critérios de inclusão: estar disponível na versão completa escrita em português e atenderem a temática proposta. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A expansão da EaD traz contradições sobre a qualidade do ensino superior, denotando estratégias do poder público de incremento dos índices de acesso a esse nível de ensino. Configura-se como uma via lucrativa para expansão capitalista, em que o direito a educação dá lugar aos interesses mercantis por trás de sua expansão, em que o Estado transfere a responsabilidade pela educação ao setor privado, que tem grande participação na oferta de cursos à distância. A Enfermagem não produz bens a serem comercializados, sendo seu objeto de trabalho o cuidado com o ser humano. Dentre as mudanças na sociedade contemporânea o incrível progresso das TICs criam novas formas de aprender, exigindo profundas transformações nos sistemas de educação. Neste contexto a EaD aparece como um caminho inovador que pode contribuir para melhoria da qualidade da educação, sendo utilizado mais adequadamente não como uma modalidade de ensino, mas como um método. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A convergência das duas modalidades de ensino produz uma sinergia com vantagens do ensino convencional, beneficiado pelas inovações tecnológicas a serem utilizadas pelo professor em sala de aula. As relações biopsicossocioesperituais em que a enfermagem se baseia para prestar o cuidado não podem ser reproduzidas em uma simulação a distância. Porém, as TICs podem contribuir para o aprendizado do aluno, o aproximando de realidades distantes e contribuir para a educação permanente dos profissionais já em atuação.