Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO EXTENSIONISTA A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CLAUDIA SOUZA PEIXOTO (Relator)
JENIFFER FERNANDA GONÇALVES
ANA CAROLINA MACRI GASPAR
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Na atualidade o envelhecimento populacional configura-se como um fenômeno mundial. Logo, torna-se notável a importância da incorporação de atividades voltadas a qualidade de vida, autonomia e independência de tal população a fim de promover o envelhecimento ativo e saudável. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de Enfermagem em uma ação extensionista do projeto de extensão intitulado “Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”. METODOLOGIA: Trata- se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência de estudantes do 8º ao 10º semestre do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)–Campus Tangará da Serra, oportunizado ao vivenciar uma ação extensionista com os idosos, frente ao projeto de extensão “Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” que iniciou- se em novembro de 2014. O mesmo tem como objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável dos idosos que encontram-se institucionalizados em um “Lar de idosos” do munícipio. RESULTADOS: A ação extensionista ocorreu no mês de abril e contou com a participação de 6 idosos. Foi disponibilizado aos idosos desenhos com a temática da Páscoa para interpretar e colorir, com o intuito de estimular a função cognitiva e motora. Conforme a ação era executada, observou- se a contribuição desta para a aprendizagem, comunicação e interação dos participantes, que no final da ação demonstraram agradecimento com o trabalho desenvolvido e interesse ao questionarem quando seria realizada a próxima atividade, gerando satisfação para ambas as partes. CONCLUSÃO: Acreditamos que essas ações promovam uma melhor qualidade de vida para os idosos, garantindo-os um envelhecimento saudável, tranquilo e prazeroso. Para as acadêmicas é possível vivenciar um pouco da realidade em que esses idosos convivem, permitindo uma maior aproximação, assim como serve de incentivo para buscarem novas abordagens a serem trabalhadas, aperfeiçoando seus conhecimentos, desenvolvendo um senso-critico, e contribuindo para a formação em enfermagem.