Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ALTERAÇÕES POSTURAIS NA GESTAÇÃO E PREVENÇÃO DE LESÕES ARTICULATÓRIAS: ATIVIDADE EDUCATIVA COLETIVA
Autores
GRACIANE CORDEIRO CORREA MEDRADO (Relator)
THAIS FERNANDA DE PAULA RODRIGUES
ALINE DOMICIANO DE SOUZA
CAMILA ALVES DE SOUSA
DANIELA DO CARMO OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A gravidez é um processo fisiológico com diversas transformações no corpo da mulher. É um período de intensas adaptações físicas e emocionais, incluindo modificações músculoesqueléticas e adequações posturais compensatórias comuns ao ciclo gravídico-puerperal. Estas podem provocar lombalgia, sintoma comum em mulheres gestantes, com características específicas e fatores agravantes que podem ser identificados e abordados durante consulta pré-natal. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem em uma atividade educativa coletiva com mulheres gestantes sobre alterações posturais na gestação e prevenção de lesões articulatórias. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência de acadêmicas de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra-MT em uma atividade do projeto de extensão: “Assistência pré-natal de enfermagem a trabalhadoras gestantes de um frigorífico em Tangará da Serra-MT”,realizada em abril de 2016. O público alvo da atividade foi constituído porum grupo degestantes trabalhadoras de um frigorífico no município referido. O projeto foi aprovado e institucionalizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNEMAT, sob o parecer nº 047/2015-PROEC. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Durante a atividade educativa coletiva as gestantes conheceram as alterações posturais de cada semestre gestacional, identificando e compartilhando as adaptações vivenciadas. As acadêmicas demonstraram, através de dinâmicas e recursos audiovisuais, as posições confortáveis e adequadas que previnem agravos articulatóriose a cronicidade de lesões caso elas venham a ocorrer. Foi evidente a preocupação evidenciada pelas gestantes,já que muitas adotavam, mesmo que de forma casual, posturas incorretas. Dessa forma, a atividade educativa permitiu o empoderamento de gestantes para o autocuidado durante a gestação, referente às alterações posturais e aos cuidados que previnem lesões articulatórias. CONCLUSÃO:Conclui-se que para as acadêmicas de Enfermagem, foi possível aprimorar o senso crítico e perceptivo da atuação educativa do enfermeiro, com abordagem de temáticas ampliadas e que comumente não são trabalhadas na prática clínica.