Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título DINÂMICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZADO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores
KAROLINA RODRIGUES DA COSTA LEITE PORTO (Relator)
JONATAN COSTA GOMES
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: a relevância da revisão permanente dos métodos e técnicas de ensino se faz necessária e obtêm-se um resultado abrangente quando utilizado o método das dinâmicas. O conceito dinâmica de grupo diz: “forças em ação nos movimentos de grupo”, interessante ressaltar que a força aqui referida está no entrosamento e excelência na realização de determinada atividade proposta em conjunto. A realização destas dinâmicas aplicadas aos graduandos de enfermagem possibilita uma visão das ações em coletivo e os unem desenvolvendo a flexibilidade e consenso diante das propostas, geralmente não muito fáceis de serem adquiridas. Objetivo: descrever a experiência na participação em dinâmicas de grupo. Metodologia: relato de experiência abordando o aprendizado com dinâmicas de grupo advindas de participação de grupo de pesquisa e em sala de aula em duas instituições de nível superior em Cuiabá, realizadas no primeiro semestre de 2016. Resultados: a participação nas dinâmicas de grupo seja em subgrupos ou coletivos possibilitou o conhecimento do outro, aquele que se apresenta ao nosso lado, no contexto de ações e atitudes que devem ser tomadas. As dinâmicas que vivenciei conseguiram integrar, unir e identificar os perfis de cada participante, do mais introspectivo ao futuro gerente da equipe de enfermagem, foram baseadas para o desenvolvimento da segurança, relações interpessoais e fixação de conteúdo aplicado. Sendo assim, foi possível realizar momentos de reflexão sobre a prática da enfermagem, na visão de equipe multiprofissional a qual trabalharemos no futuro. Essa experiência complementa para uma visão mais crítica e que devemos ser ativos, pois assim teremos maior embasamento para as nossas tomadas de decisões. A atividade dinâmica de grupo me faz enxergar várias possibilidades de resolver uma situação através do olhar de cada participante. Ampliando assim o conhecimento já existente. Conclusão: na formação do enfermeiro é imprescindível a construção dos saberes específicos de se viver em equipe, uma vez que há a fragmentação do cuidado de enfermagem, onde sempre estaremos em parceria com os auxiliares e técnicos de enfermagem. Buscando assim, o aperfeiçoamento da assistência de enfermagem.