Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
MICHELLE FERREIRA AZEVEDO (Relator)
ARIELE ASSUNÇÃO RAMOS
RONALDO ANTONIO DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
A educação em saúde configura-se como uma oferta de cuidados e qualidade de vida para a população, sendo fonte propulsora na aquisição de conhecimentos e atitudes que melhoram a saúde do indivíduo e da comunidade, pois o sujeito vê-se como responsável pela sua saúde. As atividades de educação em saúde na escola possibilita educar por meio da construção de conhecimentos resultantes do confronto de diversos saberes. O trabalho objetivou ressaltar a importância da educação em saúde na Estratégia de Saúde da Família – ESF Vitória Régia em Cáceres/MT. Estudo descritivo de abordagem qualitativa de relato de experiência dos acadêmicos em estágio curricular I do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, dentro das atividades desenvolvidas encontra-se a realização de educação em saúde para população adstrita a unidade. Para realização deste no primeiro momento os discentes realizaram a analise e reconhecimento da área de abrangência da unidade elencando como tema de mais relevância para educação em saúde o “câncer de mama e câncer de colo de útero”. No segundo momento foi estabelecido vínculo e parceria com a Escola Municipal Novo Oriente situada na área de abrangência da ESF Vitória Régia. A atividade foi direcionada as mães dos alunos desta comunidade escolar, a ação foi dinâmica, baseada em ilustrações com peças anatômicas, aferição de pressão arterial, altura, circunferência abdominal, ainda, interação entre a população e grupo, além do diálogo informativo, bem como orientações sobre os hábitos para o cuidado com a saúde. Com o desenvolvimento da atividade percebemos o interesse do público referente ao assunto, visualizado através do grande público, participação ativa das mães educação em saúde dentro da comunidade, pois aceitação da atividade foi positiva e para os acadêmicos, esta ação permitiu um maior contato com a comunidade, além de visualizar a importância da praticas pedagógicas na Estratégia de Saúde da Família.