Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR E A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Autores
TONY JACKSON SILVEIRA DE ALCÂNTARA JUNIOR (Relator)
RAVENNA SILVA PORTELA
LOREN RAISA CASTRO PILLA
SUELLEN RODRIGUES DE OLIVEIRA MAIER
MAGDALI MARINHO DE FARIA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Em 2003, através da portaria ministerial n° 1.864, institui-se o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências, por intermédio da implantação do SAMU em todo o território brasileiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Dessa forma, a universidade como instituição formadora propôs a parceria entre o curso de Enfermagem e o SAMU propondo a realização de treinamentos e aulas práticas no setor com os graduandos. Objetivo: Proporcionar a oportunidade de vivência e reflexão do cotidiano dos profissionais que atuam no SAMU, com vistas à compreensão das especificidades do serviço e sua importância na rede de saúde municipal. Metodologia: Relato de experiência, construído a partir das aulas práticas da disciplina Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI, alocada no 7° semestre do curso de Enfermagem, da UFMT no ano de 2016. Os acadêmicos da disciplina conheceram toda a estrutura física, as unidades móveis de atendimento, os procedimentos realizados antes, durante e após o atendimento, participaram de treinamento, aulas expositivas e práticas no respectivo serviço. Resultados: As atividades teóricas e práticas no decorrer dos encontros no SAMU, possibilitou o desenvolvimento de habilidade práticas e favoreceu a correlação entre a teoria e prática, com vistas à formação do enfermeiro generalista com o conhecimento prévio das atividades na atenção pré-hospitalar, no âmbito da urgência. Conclusão: É de fundamental importância essas atividades na associação entre teoria e prática, afim de inserir o discente no campo profissional, expondo a realidade do cotidiano desses profissionais atuantes, sanando assim dúvidas e contribuindo para a sua formação acadêmica. A parceria fortalece a relação ensino-serviço através da troca de conhecimento, contribuindo para o aprendizado mútuo.