Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título O BANHO DO RECÉM-NASCIDO COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE COM PUÉRPERAS
Autores
LARISSA RODRIGUES BRAGA DE ALMEIDA (Relator)
ANNY BEATRIZ COSTA ANTONY DE ANDRADE
BÁRBARA MISSLANE DA CRUZ CASTRO
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Durante o puerpério, é comum o relato das puérperas sobre a ansiedade, a insegurança e o despreparo que sentem em relação aos cuidados com o bebê. Por isso, é vantajoso que a mãe e o pai participem do cuidado do bebê, orientados pela equipe de saúde. Essas orientações podem ser realizadas através da Educação em Saúde que norteia a construção e o desenvolvimento do conhecimento, com vistas à prevenção de doenças e à promoção da saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao realizar educação e saúde com puérperas em um Instituto da Mulher em Manaus (AM). Métodos: O presente trabalho foi desenvolvido após as práticas de Educação em Saúde. Utilizou-se a pedagogia problematizadora, representada pelo arco de Maguerez, composto de cinco etapas: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipótese de estudo e aplicação na realidade. Resultados: Com base na observação da realidade, foi realizada uma conversa com as puérperas e acompanhantes sobre os cuidados no banho do recém-nascido, visto que é um tema cercado por dúvidas, principalmente pelas primíparas. O assunto foi abordado de forma descontraída e em linguagem acessível com o uso de materiais demonstrativos. Conclusão: a proposta, além de contribuir para o conhecimento das puérperas sobre os cuidados com o RN, resignificou o papel do enfermeiro na construção do conhecimento com a comunidade. Referências: CENTA, ML; OBERHOFER, PR; CHAMMAS, J. Puérpera vivenciando a consulta de retorno e as orientações recebidas sobre o puerpério. Fam. Saúde Desenv, Curitiba, v.4, n.1, p.16-22, jan/jun. 2002. FONSECA, LMM; SCOCHI, CGS; MELLO, DF. Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de Conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Rev. Latinoam. Enf, n.10, v.2, p.166-71, mar/abr. 2002. ROCHA, V; SCHALL, VT; LEMOS, ES. A contribuição de um museu de ciências na formação de concepções sobre saúde de jovens visitantes. Interface - Comunic., Saúde, Educ, n.14, v.32, p.183-96, jan/mar. 2010.