Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título DIALOGANDO SOBRE AUTOESTIMA EM UMA RODA DE CONVERSA COM IDOSOS
Autores
ANA CAROLINA MACRI GASPAR (Relator)
JANDERSON DIEGO PIMENTA DA SILVA
NAYÁ JARDINI FURLAN
SANDIELY CRISTINA RIBEIRO ROELA
THALISON FERNANDES PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Discorrer sobre autoestima com idosos é relevante uma vez que promove uma visão holística, no qual o ser idoso não é visto somente no seu processo de envelhecimento e adoecimento, mas também como sujeitos que trazem consigo suas percepções e emoções. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por discentes do curso de enfermagem frente a uma atividade educativa sobre a temática “Autoestima e valorização da vida”. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra – MT, em uma atividade educativa desenvolvida para idosos em um Centro de Referência da Assistência Social. A temática abordada foi “Autoestima e valorização da vida”, por meio de uma roda de conversa, uma dinâmica de grupo e dança. Participaram aproximadamente 100 idosos. RESULTADOS: A roda de conversa foi desenvolvida com base na literatura científica atual e também com exemplificações de situações problemas vivenciados no cotidiano dos idosos. Durante a explanação, os acadêmicos incentivavam a participação dos idosos para discorrerem sobre as suas experiências e dúvidas. Para facilitar a discussão acerca da temática foi desenvolvido dinâmica e uma dança com os idosos. Houve a participação ativa dos idosos, com a efetiva sensibilização dos participantes sobre a importância da autoestima para a promoção da saúde. Esta atividade educativa também promoveu a oportunidade aos discentes de lapidar o perfil de enfermeiro educador e de apreender o conhecimento popular agregando-o ao científico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação em saúde, utilizando a roda de conversa como estratégia possibilitou a troca de conhecimentos, experiências e vivências entre os sujeitos envolvidos e os acadêmicos de enfermagem na construção do conhecimento coletivo. Os sujeitos que participaram da roda de conversa demonstraram grande interesse em compreender a temática que estava sendo abordada.