Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: AÇÃO EDUCATIVA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
DANIELY DE SOUZA SANTOS (Relator)
AMANDA JÉSSYCA SOUZA RODRIGUES
CLAÚDIA ALVES DE SOUZA LIMA
ANA CAROLINA MACRI GASPAR
RONDINELE AMARAL DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
No Brasil a hipertensão arterial sistêmica mostra-se um grande problema de saúde pública, chegando a atingir até 75% dos idosos com mais de 70 anos de idade. É caracterizada por níveis elevados e persistentes da pressão arterial, com valor maior ou igual a 140/90 mmHg (BRASIL, 2013). Há fatores predisponentes para o seu desenvolvimento, como: idade, sexo, ingestão de grandes quantidades de sódio, obesidade, sedentarismo e tabagismo (BRASIL, 2011). Os sinais e sintomas normalmente aparecem quando a pressão encontra-se elevada, podendo ocorrer cefaléia, precordialgia, visão turva, epistaxe e tontura (BRASIL, 2004). Objetiva-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem em ação educativa coletiva em Unidade de Saúde da família. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Tangará da Serra-MT, em ação educativa coletiva sobre hipertensão em uma unidade básica de saúde. As atividades foram desenvolvidas em maio de 2016, vinculadas à prática da disciplina Saúde do Adulto II, com supervisão de um docente enfermeiro. A ação educativa foi realizada em sala de espera, com aproximadamente 20 ouvintes, enquanto aguardavam consulta médica. Foram abordados os cuidados educativos e preventivos sobre a hipertensão através de diálogo entre acadêmicas e pacientes. Foi possível observar participação satisfatória dos pacientes durante a realização da atividade. Conclui-se que é de suma importância a pratica educativa, pois esta é uma ferramenta importante para o enfermeiro promover saúde. Por meio dela é possível o compartilhamento de conhecimento científico do profissional com a população, seja ela individual ou coletiva. Além disso, a educação em saúde desenvolve habilidades para o paciente/ouvinte cuidar-se.