Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA
Autores
NERO FRANCISCO DA SILVA (Relator)
VICTORUGO GUEDES ALENCAR CORREIA
DANIELLY DE CARVALHO XAVIER
EDUARDO DE OLIVEIRA MARTINS DANTAS
IONARA HOLANDA DE MOURA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A atuação adequada do profissional de enfermagem envolve o uso de conhecimento científico aliado à prática clínica. Para tanto, na sua formação, uma das disciplinas cursadas é referente à Saúde do Adulto e Idoso, onde são abordados problemas de saúde como a Doença Renal Crônica. Esta se caracteriza por uma perda lenta, progressiva e não reversível das funções dos rins, sendo no Brasil considerada como um grande problema de saúde pública. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma aula prática sobre Doença Renal Crônica, a partir do desenvolvimento de uma atividade intervencionista. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, que aborda uma intervenção beba água e viva mais realizada no pátio da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Picos-PI, no mês de julho de 2016 por alunos de enfermagem da referida instituição. A intervenção teve como público alvo discentes e docentes da universidade e foi realizada através de apresentação de vídeo, cartazes, explicações orais e gincanas com três etapas. Para a realização do presente trabalho, realizou-se antecipadamente uma discussão em sala de aula sobre a estrutura funcional dos rins, doença renal e hemodiálise. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A intervenção teve a participação de um público relevante e observou- se que as principais dúvidas esclarecidas nas explicações orais versaram sobre como surge a doença renal, como é feito e quais os tipos de tratamento, hemodiálise e principais sintomas. Os cartazes continham uma quantidade de informações adequadas de como prevenir e tratar o problema renal. O vídeo serviu como um estímulo criativo e visual sobre a importância de beber água diariamente em uma quantidade adequada. A atividade ainda contou com uma gincana que serviu para atrair os participantes e transmitir conhecimentos de modo dinâmico que seguiu em etapas de perguntas, na qual quem respondesse as perguntas sobre o tema e acumulasse um número de pontos necessário recebia um prêmio. CONCLUSÃO: Durante a atividade foi possível verificar um grande desempenho tanto dos acadêmicos como dos participantes. Além disso, a realização desse tipo de aula prática desperta no discente um maior entusiasmo pela disciplina de saúde do adulto e idoso, vivenciando uma realidade próxima do que é visto em sala de aula e gerando um ambiente de discussão do aprendizado. REFERÊNCIA:RAMALHO NETO, J. M. et al. Fístula artério venosa na perspectiva de pacientes renais crônicos. Enferm. Foco, v. 7, n. 1, p. 37-41,2016.