Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE SOFRIMENTO MORAL PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores
VALÉRIA LERCH LUNARDI (Relator)
SIMONÍ BORDIGNON
EDISON BARLEM
JAMILA BARLEM
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução Estudantes de enfermagem vivenciam Sofrimento Moral (SM) no ambiente acadêmico, entendido como sentimento decorrente da incoerência entre as ações dos indivíduos e suas convicções (JAMETON, 1984). Destaca-se, ainda, além da escassez de pesquisas acerca do SM em estudantes de enfermagem, a inexistência de um instrumento específico de pesquisa desenvolvido para avaliar sua presença nessa população. Assim, a elaboração de uma escala para analisar o SM em estudantes de graduação em enfermagem, que contemple o ambiente de formação, possibilitará identificar elementos presentes que contribuam para ocorrência do SM, justificando esse estudo. O objetivo desse estudo foi elaborar e validar um instrumento que permita analisar a frequência e intensidade de sofrimento moral em estudantes de graduação em enfermagem. Método Trata-se de um estudo metodológico que visa a elaboração e validação de uma escala, utilizando-se um guia de oito etapas para seu desenvolvimento. A amostra foi constituída por 499 estudantes da graduação em enfermagem de três universidades no sul do Brasil, e os dados forma coletados em nov/dez de 2015. (Parecer n. Nº 097/2013 CEPAS/FURG). Resultados As etapas do desenvolvimento da escala foram: 1) clara determinação do que o pesquisador quer medir; 2) geração de um conjunto de itens; 3) determinação do formato para a medição; 4) revisão de especialistas; 5) inclusão de itens de validação; 6) administração de itens para uma amostra de desenvolvimento; 7) avaliação dos itens; 8) otimização do comprimento da escala. A partir da análise fatorial, foram identificados seis constructos: Comprometimento da dimensão ética do cuidado aos usuário; Condições institucionais inadequadas para o ensino do cuidado ao usuário; Práticas docentes autoritárias; Falta de competência do docente; Desrespeito à dimensão ética da formação profissional; Opção profissional O instrumento apresentou consistência interna satisfatória, com alfa de Cronbach 0,97 para o instrumento, e entre 0,60 e 0,97 para as dimensões. Conclusão A Escala de Sofrimento Moral para estudantes de enfermagem é instrumento válido e fidedigno para ser utilizado na avaliação do sofrimento moral durante a graduação em enfermagem, contemplando o ambiente acadêmico e o ambiente clínico.