Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título SOFRIMENTO MORAL EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E ÁREA DA SAÚDE
Autores
VALÉRIA LERCH LUNARDI (Relator)
SIMONÍ BORDIGNON
EDISON BARLEM
JAMILA BARLEM
Modalidade Pôster
Área Trabalho, Legislação e Ética
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Estudantes de enfermagem e da área da saúde, ao testemunharem comportamentos antiéticos no ambiente acadêmico, incompatíveis com seus valores, princípios e padrões pessoais e aprendidos durante sua formação acadêmica, vivenciam Sofrimento Moral (SM) que pode ser definido como o sentimento decorrente da incoerência entre as ações dos indivíduos e suas convicções (JAMETON, 1984). O objetivo desse estudo foi conhecer o conhecimento produzido na literatura internacional acerca do SM em estudantes de enfermagem e área da saúde. Metodologia: Revisão integrativa com coleta de dados nas bases de dados CINAHL, PUBMED E MEDLINE, utilizando-se o descritor do MeSH: “student” e as palavras: “moral ditress”, com o operador boleano AND, por acesso on-line, em junho de 2015. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisa, completos, sem limites para temporalidade, apresentando resumo para primeira análise e enfocando como assunto principal o SM em estudantes de enfermagem e área da saúde. Inicialmente, encontrados 109 artigos, definindo-se 19 artigos para análise. Resultados: Construiram-se três categorias: SM em estudantes da área da saúde, no qual os estudos evidenciaram a importância de pesquisar SM em estudantes considerando fatores culturais, demográficos, religiosos, étnicos, ambientais, assim como o sexo, grau de formação acadêmica e a discrepância entre teoria e prática, devido a suas influências diretas ou indiretas nos níveis de SM.; na categoria SM em estudantes de graduação em enfermagem, os estudos elencaram, como tema gerador de SM, algumas situações específicas, como: o processo de morte e morrer, a prestação de cuidado agressivo, o cuidado baseado em compaixão, o cuidado na saúde psiquiátrica, enquanto outros investigaram diversos temas geradores de SM; e, ainda, na categoria SM em estudantes e o ambiente de formação, os estudos apresentaram evidências de SM também no ambiente acadêmico, embora a literatura documente SM, em sua maioria, no ambiente de prática clínica. Conclusão: Elucidar os tipos de situações que causam sentimentos negativos e, até mesmo, SM nos estudantes, dentro dos ambientes de formação, poderá fornecer uma descrição das fragilidades universitárias e refletir-se diretamente na defesa e valorização do próprio estudante.